O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançou, em parceria com a Google, uma plataforma gratuita que utiliza a Inteligência Artificial para fornecer avaliação profissional, analisar currículos e ajudar candidatos a encontrarem vagas de emprego de acordo com o perfil e que atendam as principais demandas da indústria no mercado de trabalho. O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (15). O serviço já está disponível.

Continua depois da publicidade

A plataforma integra o sistema de Inteligência Artificial do Senai, e foi batizada de Nai. A nova ferramenta funciona como uma espécie de agente de carreira, e é fruto de um acordo de cinco anos firmado em 2023 entre o Senai, o Sesi e o Google, com o objetivo de promover a transformação digital e gerar novas oportunidades.

O serviço, chamado de Carreira e Empregabilidade, utiliza a tecnologia Google Cloud, e com informações fornecidas pelos próprios usuários, como currículo, histórico de experiências profissionais e descrições de atividades desenvolvidas, faz uma análise do perfil profissional, indicando os pontos fortes, as área em que necessita de aprimoramento e, a partir desses resultados, indica possíveis caminhos de carreira.

O usuário recebe um resumo do currículo, das competências e das áreas de melhoria, além de uma pequena descrição executiva que pode ser usada na aplicação de vagas de emprego.

Como vai funcionar

Após a análise das informações e definição do perfil do candidato, a plataforma vai indicar alguns cursos do Senai que vão contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal. Os cursos também tem como objetivo aproximarem os estudantes e trabalhadores das demandas industriais, aumentando a chance de um encaminhamento para o mercado de trabalho.

Continua depois da publicidade

A plataforma vai indicar possibilidades profissionais para o candidato, além de cruzar as informações com vagas anunciadas no Google Jobs, aproximando os caminhos de quem procura emprego com quem está contratando. Esse direcionamento é feito com base nas informações e nas análises de competência do usuário feitos pela Nai.

Representantes do Senai e do Google durante o lançamento da Nai, IA que fornece orientação profissional gratuita (Foto: Senai, divulgação)

Futuras atualizações da IA do Senai

Tanto o Google quanto o Senai já planejam atualizações para a plataforma de IA de orientação profissional lançada nessa segunda-feira. Entre elas, estão a inclusão de recursos para ajudar o usuário na elaboração do currículo, além de um sistema de mentoria online.

Sugestões de trilhas de aprendizagem baseadas na biblioteca de cursos e de conteúdos do Senai também estão previstas para a plataforma nos próximos meses.