nsc
nsc

Turismo de inverno

Serra catarinense oferece acomodações para todos os gostos; conheça as possibilidades

De hotéis rurais a campings, a região da Serra catarinense reúne tipos diversos de acomodações, que se enquadram em todos os perfis e bolsos

28/06/2021 - 14h34 - Atualizada em: 30/06/2021 - 08h56

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Na Serra Catarinense, o amanhecer é frequentemente coberto por gelo
Na Serra Catarinense, o amanhecer é frequentemente coberto por gelo
(Foto: )

A temporada de frio começou em Santa Catarina bem antes do começo oficial do inverno. Para se protegerem dele, muitos serranos já organizaram seus estoques de lenha e tiraram seus palas do armário - vestimentas tradicionais que protegem todo o corpo do frio e da chuva. Nesta época do ano, o fogão à lenha volta a trabalhar e nos convida a um estilo de vida mais lento, regido pelo cozimento dos alimentos em fogo brando.

> Receitas para o frio: 5 pratos para fazer no inverno

Também é no inverno que a Serra se veste de maneira ainda mais bonita. Pela manhã, a grama está toda branquinha. Quando as famílias acordam, o gelo derrete, o céu brilha em um tom azul claro e o entardecer se despede em belíssimas tonalidades alaranjadas.

Se você quer curtir toda essa beleza natural de perto, é importante saber onde ficar quando visitar um dos 17 municípios da Serra Catarinense. O tipo de acomodação que você escolher vai influenciar na maneira como vai descobrir a região: mais ou menos próximo da cultura local? Com maior ou menor conforto? Investindo mais ou menos dinheiro?

Pensando nisso, preparamos um guia de viagem que vai te orientar nessa escolha. Prepare as malas e não se esqueça dos agasalhos, porque a previsão é de muito frio.

Hotéis rurais

Os primeiros hotéis-rurais do Brasil foram fundados na Serra Catarinense. Lages, maior cidade da região serrana, leva o título de capital nacional do turismo rural. Em toda a região, há uma grande diversidade de hotéis rurais, e cada um tem particularidades e serviços específicos.

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Se você quer ficar pertinho da natureza mas não quer abrir mão das facilidades da vida urbana, esse tipo de acomodação pode ser a escolha certa para você. Além dos serviços comumente oferecidos em hotéis urbanos, como café da manhã, frigobar, Wifi e serviço de quarto, os hotéis-rurais costumam apresentar um roteiro repleto de atividades próximas à natureza, como cavalgadas, tirolesas e trilhas.

Nos hotéis rurais, você fica perto da natureza, mas não abre mão do conforto
Nos hotéis rurais, você fica perto da natureza, mas não abre mão do conforto
(Foto: )

Se planeja levar crianças, esse tipo de instalação costuma oferecer muitas atividades recreativas como observação de pássaros, salão de jogos e até tirar leite da vaca pela manhã. Para saber quais atividades são ofertadas durante a pandemia, confira a programação recreativa diretamente no site ou pelo telefone do hotel onde você pensa em ficar.

Pousadas rurais

Sabe aquelas cabanas fofas e aconchegantes no meio da natureza que parecem ter saído de um quadro? Em diversas pousadas rurais, esse pode ser o cenário que você verá quando abrir a janela do quarto.

As pousadas têm uma estrutura menor que a dos hotéis e oferecem uma experiência mais íntima. São acomodações perfeitas para aquela viagem romântica ou para um descanso da vida agitada. Também são uma boa pedida para o próximo passeio em família, pois têm bastante espaço para a criançada gastar a energia e se aproximar da vida no campo.

Em geral, oferecem um contato mais próximo entre visitantes e proprietários do estabelecimento. Com eles, você pode se informar se há atividades disponíveis nas redondezas, como trilhas e cachoeiras.

As pousadas oferecem uma experiência mais intimista
O turismo rural é uma das atividades que movimentam a economia na região serrana do estado.
(Foto: )

Nesse tipo de instalação, você pode descobrir o melhor da gastronomia regional e esquentar o corpo com excelentes almoços, jantares e cafés-da-manhã. E se você quer ficar responsável pela sua alimentação, muitas pousadas oferecem casas e cabanas equipadas com cozinha.

> Neve em Santa Catarina: quando acontece

Para isso, é importante verificar se a pousada em questão permite que você prepare suas próprias refeições e se informar sobre a disponibilidade de instalações equipadas com cozinhas na data da sua estadia. Outra dica é perguntar sobre a distância até a cidade mais próxima, para saber onde pode fazer as compras.

E lembre-se: mantenha-se isolado em sua bolha familiar e use máscaras sempre que precisar ter contato com pessoas de fora dela.

Hotéis e pousadas de luxo

Algumas instalações, em especial as que ficam na cidade de Urubici, têm se especializado em oferecer serviços cada vez mais sofisticados, provando que estar próximo à natureza pode ser sinônimo de comodidade. Se o conforto é a palavra-chave da sua viagem, os hotéis e pousadas rurais de luxo podem ser o seu destino ideal.

A cidade de Urubici tem se destacado por unir conforto e qualidade em suas pousadas e hotéis rurais.
A cidade de Urubici tem se destacado por unir conforto e qualidade em suas pousadas e hotéis rurais.
(Foto: )

Esses destinos são conhecidos pelos momentos de paz e sossego que oferecem aos seus visitantes, sem que eles precisem passar por qualquer dificuldade que a vida no campo possa demandar. Além disso, essas instalações têm uma gama de atividades, como trilha, bares, restaurantes, quadras de tênis e banheiras de hidromassagem aquecida.

Direto com o proprietário

Outra opção de instalação para curtir as belezas da Serra Catarinense são casas, cabanas e fazendas que podem ser alugadas diretamente com os proprietários. Você pode entrar em contato com essas pessoas por meio de aplicativos que oferecem esse serviço ou por indicações de conhecidos.

> Previsão de neve faz semana começar movimentada na Serra; turistas começam a chegar

A vantagem dessa modalidade é que você tem mais liberdade para escolher a localização, o tamanho do imóvel e o valor que quer gastar. Pode, por exemplo, alugar uma casa no centro de uma das cidades serranas ou escolher uma cabana afastada da vida urbana.

O pinhão, semente das araucárias, é usado como ingrediente principal nos pratos típicos da região, e são comumente preparados no inverno.
O pinhão, semente das araucárias, é usado como ingrediente principal nos pratos típicos da região, e são comumente preparados no inverno.
(Foto: )

A dica é se planejar com antecedência: depois de decidir sobre a localidade, informe-se sobre os utensílios domésticos, o que precisa levar (pergunte sobre cobertores!) e sobre a distância até o comércio local. Além de reduzir o custo da viagem, cozinhar em grupo pode ser uma oportunidade para cultivar o relacionamento entre os viajantes.

No site da prefeitura local, você pode descobrir o que está acontecendo na cidade, lugares onde pode fazer trilhas, quais museus visitar e ficar informado sobre outros passeios interessantes.

Vinícolas

Em toda a região, existem vinícolas que oferecem passeios guiados entre os vinhais. Nesses tours, você poderá degustar ótimos vinhos e provar os queijos que mais combinam com cada tipo de uva. Um destino perfeito para casais apaixonados e amantes de vinho. O que nem todo mundo sabe, é que é possível passar a noite nesses cenários.

Passar a noite em uma vinícola serrana pode ser o destino perfeito para casais apaixonados
Passar a noite em uma vinícola serrana pode ser o destino perfeito para casais apaixonados
(Foto: )

Para que você possa fazer a degustação de vinhos sem se preocupar com a direção e para que se sinta ainda mais acolhido nesse cenário encantador, algumas vinícolas têm pousadas. Essas instalações costumam oferecer cabanas aconchegantes, piscinas e salas de massagem. Consulte se a vinícola que está planejando visitar oferece esse tipo de serviço, prepare as malas e boa viagem!

Hostel

Há quem não abra mão de conhecer gente nova por onde passa. Na Serra de Santa Catarina, os hostels são um destino privilegiado para ter acesso a informações sobre lugares fora do circuito, seja para explorar, caminhar ou contemplar a vista.

Essa opção costuma oferecer quartos individuais ou coletivos e é uma possibilidade de gastar menos com a instalação. Se esta for a sua escolha, os cuidados com os protocolos de biossegurança devem ser redobrados.

Acampamento

Para os mais aventureiros, é possível pegar a barraca e ir acampar em meio a natureza. Em Urubici, por exemplo, existem diversos campings e áreas livres para montar acampamento, muitas delas cercadas por paisagens incríveis.

Em 26 de junho de 1966, Urubici bateu o recorde de menor temperatura registrada em todo o país: -17,8ºC
Em 26 de junho de 1966, Urubici bateu o recorde de menor temperatura registrada em todo o país: -17,8ºC
(Foto: )

Mas atenção: é proibido acampar em determinados espaços, como em áreas de preservação ambiental. A dica é se informar com antecedência sobre os lugares em que é permitido acampar, e ir bem agasalhado. Bem agasalhado mesmo! Acampar em condições térmicas extremas sem o devido preparo, pode colocar sua vida em risco.

As vantagens dessa modalidade são o baixo investimento, a emoção da aventura e o contato muito próximo com a natureza. Uma experiência para ser lembrada durante a vida toda!

Acesse o canal Descubra a Serra e leia mais sobre as belezas naturais de SC.

Leia também

São Joaquim registra primeira neve de 2021 em SC

Veja dicas de como trafegar em caso de pista congelada

Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença

Colunistas