Um servidor público de Tijucas, na Grande Florianópolis, foi alvo de dois mandados de busca, na manhã desta sexta-feira (10), em uma operação da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância (DRRDI). O homem, que trabalha na Diretoria de Trânsito (Ditran) do município, é investigado por apologia ao nazismo, segundo a Polícia Civil.

Continua depois da publicidade

A investigação começou após uma denúncia anônima. Conforme a polícia, uma série de elementos indicam que o homem tinha ideais neonazistas. Ele tinha, por exemplo, objetos com o símbolo “SS”, abreviatura da Schutzstaffel, organização paramilitar ligada ao Partido Nazista e a Adolf Hitler.

Também foram encontrados outros elementos que remetia a grupos de supremacistas brancos e neonazistas, conforme a Polícia Civil. Nas redes sociais, essas mesmas simbologias também eram utilizadas.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Juízo da Vara Regional de Garantias de Balneário Camboriú e cumpridos na casa e no local de trabalho do investigado. A polícia apreendeu aparelhos eletrônicos e objetos que continham símbolos nazistas, neonazistas e supremacistas brancos.

Ao NSC Total, a prefeitura de Tijucas informou que um processo administrativo disciplinar será instaurado para apurar a conduta do servidor.

Continua depois da publicidade

Veja a nota na íntegra

“O Município de Tijucas informa que tomou conhecimento, por meio da imprensa, de investigação conduzida pela Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância (DRRDI/DEIC), envolvendo servidor vinculado à Diretoria de Trânsito (DITRAN) desta municipalidade.

Considerando a gravidade dos fatos noticiados e em observância aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade que regem a Administração Pública, o Município de Tijucas adotará as medidas administrativas cabíveis, determinando a imediata instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apuração da conduta, com garantia do contraditório e da ampla defesa.

O eventual afastamento preventivo do servidor poderá ser determinado no curso do procedimento.

O Município de Tijucas repudia veementemente toda e qualquer forma de discriminação, racismo, apologia ao nazismo ou ideologias extremistas, condutas absolutamente incompatíveis com o exercício da função pública e com os valores que norteiam esta administração.

Diretoria de Comunicação
Município de Tijucas
Tijucas, 10 de outubro de 2025

Veja imagens das apreensões

Continua depois da publicidade

Leia também

Investigados por usar shows como fachada para desviar dinheiro são alvo de operação em SC

Idoso é baleado após reagir a tentativa de assalto em Criciúma