O servidor público suspeito de acessar a declaração de Viviane Barsi Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está entre os investigados pela Polícia Federal. Na manhã desta terça-feira (17), os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão para investigar suposto vazamento de informações da Receita Federal de ministros da Corte e seus familiares. Com informações do O Globo.
Continua depois da publicidade
Moraes foi informado pela Receita que havia sido identificado acesso à declaração de Viviane Barsi por um servidor do Serpro (a empresa de dados do governo federal) cedido à Receita, que atua no Rio de Janeiro. A polícia investiga agora se o objetivo da quebra de sigilo era de caráter político ou se eram de alguma outra natureza, como interesses financeiros.
Além da esposa de Moraes, a PF rastreia acesso aos dados de mais de 100 pessoas ligadas aos ministros do STF. O órgão busca criar um “mapa completo” de acessos. Alguns relatórios parciais produzidos pela Receita já foram enviados à Corte e a conclusão total está prevista para o final do mês.
Moraes manda PF fazer buscas contra servidores
Os quatro mandados de buscas e apreensão foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes. Os alvos são servidores públicos suspeitos de vazamentos de dados da Receita Federal envolvendo autoridades.
Segundo a PF, também foram determinadas medidas cautelares, como o monitoramento por tornozeleira eletrônica, o afastamento do exercício de função pública, o cancelamento de passaportes e a proibição de saída do país.
Continua depois da publicidade
Os investigadores buscam saber se funcionários da Receita quebraram ilegalmente sigilo de ministros do Supremo e de parentes deles sem aval. Os mandados foram cumpridos a partir da representação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorização de Moraes.
Quem é Viviane de Moraes
Natural de São Paulo, Viviane Barci de Moraes tem 56 anos e é formada pela Faculdade de Direito da Universidade Paulista (UNIP). Ela é casada com Alexandre de Moraes e tem três filhos com o ministro.








