Já são pelo menos seis mortes suspeitas por intoxicação por metanol no estado de São Paulo, com 37 casos suspeitos. A sexta morte foi confirmada na noite de terça-feira (30), em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde a maioria dos óbitos se concentram. As informações são do O Globo.
Continua depois da publicidade
Cerca de 10 casos estão confirmados, com outros 27 em investigação. Quatro das seis mortes foram registradas em SBC, todos homens. Veja abaixo quem são as vítimas na cidade:
- Um homem de 38 anos – morte confirmada em 18 de setembro, em São Bernardo do Campo;
- Um homem de 58 anos – morte confirmada em 24 de setembro, em São Bernardo do Campo;
- O advogado Marcelo Lombardi, de 45 anos, que foi o único a ter a identidade divulgada – morte confirmada no dia 28 de setembro, em São Bernardo do Campo;
- Um homem de 49 anos – morte confirmada em 30 de setembro, em São Bernardo do Campo.
Estabelecimentos interditados
Por precaução, pelo menos seis estabelecimentos foram interditados pelas Vigilâncias Sanitárias Estadual e dos municípios. Em São Paulo, os bares ficam localizados nos bairros Bela Vista, Itaim Bibi, Jardins e Mooca. Um bar em São Bernardo do Campo e uma distribuidora em Barueri também foram interditados. Neste último município, também foram apreendidas 128 mil garrafas de vodca lacradas, que aguardam apresentação de documentação.
Uma distribuidora teve a inscrição estadual suspensa, também de forma preventiva, e outras três estão sob análise.
Continua depois da publicidade
Internados em estado grave
Há vítimas internadas em estado grave em São Paulo, como uma jovem de 30 anos, que ingeriu vodca com suco de pêssego em uma balada de São Bernardo do Campo, no último domingo (28). Ela está sedada e realiza hemodiálise.
Outra vítima é um homem de 27 anos, internado há um mês na UTI depois de beber gin comprado em uma adega próximo a casa dele, na Cidade Dutra. Ele não tem fluxo sanguíneo cerebral e respira com ajuda de aparelhos.
Uma mulher de 43 anos, que passou mar depois de beber caipirinhas com vodca nos Jardins, também está internada em São Paulo, cega.
Mortes suspeitas em Pernambuco
Pelo menos três casos suspeitos de intoxicação por metanol estão sendo investigados pelo Governo de Pernambuco. Dois homens morreram e um perdeu parte da visão.
Continua depois da publicidade
O caso foi notificado à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) pelo Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.
Leia também
SC registrou 3 mortes por ingestão de metanol nos últimos 9 anos
Procon de SC faz alerta para bebidas com metanol e incentiva que população denuncie

