Uma sonda da NASA no espaço perdeu contato com a Terra. A MAVEN, enviada para a órbita de Marte em 2014, perdeu comunicação com o nosso planeta. A agência espacial americana trabalha para detectar a anomalia, o que causou a derrubada do sinal e reestabelecer a conexão.

Continua depois da publicidade

A perda de contato foi detectada no sábado, dia 6 de dezembro, após a sonda passar “atrás” de Marte. Antes disso, os sinais enviados pelo equipamento mostravam que todos os sistemas funcionavam normalmente. Técnicos da NASA ainda não sabem as causas da queda da conexão, e a agência informou que voltará a com novas informações assim que houver atualizações.

A MAVEN é um dos principais instrumentos da NASA para estudar Marte, e já forneceu informações e detalhes importantes sobre a superfície e outras características do nosso vizinho, como a influência do Sol e dos ventos solares, sinais de vida e a presença de água. Por esse motivo, uma força tarefa está sendo montada para normalizar a comunicação com a sonda.

NASA já perdeu contato com outros equipamentos

A perda de conexão com a MAVEN não é a primeira que acontece com a NASA. Nas últimas duas décadas, episódios semelhantes aconteceram. Em 2018, por exemplo, a agência perdeu contato com a sonda Opportunity, que também estuda Marte.

A própria MAVEN já teve as operações pausadas por cerca de três meses, de maneira involuntária. Na ocasião, a NASA perdeu sinal com a sonda por alguns minutos e detectou que o equipamento entrou em “modo de segurança”. O episódio ocorreu no final de 2021. A missão foi reestabelecida em fevereiro do ano seguinte.

Continua depois da publicidade