A startup HelpAVC, de Florianópolis, foi uma das três vencedoras do Programa TechSpace, realizado pela Unicesumar, em parceria com o Sebrae. Ao todo, oito equipes formadas por alunos de cursos de graduação ou pós-graduação da Unicesumar participaram do Programa TechSpace. As outras ganhadoras foram: Smartis, de Contagem (MG), responsável pela criação de um aplicativo de precificação para o pequeno varejista, e Troika, de Vitória (ES), que desenvolveu um aplicativo web de digitalização do controle e planejamento de chão de fábrica.

Continua depois da publicidade

Durante três meses, as equipes passaram por um processo de aceleração, com mentoria e workshops, tudo em formato online, com assuntos focados em empreendedorismo, inovação e programação.

>> Tecnologia de empresa de Joinville é responsável por conservar primeiras doses da Coronavac no Brasil

Ao fim do Programa, as equipes apresentaram seus projetos de startups para uma banca de especialistas que avaliaram a escalabilidade do negócio, a inovação, a flexibilidade e a capacidade de aderência ao mercado.

De acordo com a coordenadora da Unicesumar Empresarial e uma das idealizadoras do TechSpace, Fabiana Azevedo, o programa cumpriu com seu objetivo em desenvolver projetos com soluções inovadoras e preparar as equipes para solucionar problemas atuais.

Continua depois da publicidade

– Estamos muito felizes com a evolução dos times, e temos certeza que todos os projetos têm grande potencial de virar negócio – comenta Fabiana.

Os vencedores receberam bolsas de estudos para um curso de pós-graduação a distância da Unicesumar.

Inovação que pode salvar vidas

Uma das startups vencedoras do TechSpace desenvolveu o HelpAVC, um software que usa inteligência artificial para ajudar os hospitais a acelerarem a análise de exames de tomografia de crânio. O aplicativo que realiza o rastreio e diagnóstico de sangramento cerebral no momento em que o paciente realiza o exame de tomografia computadorizada de crânio, sem que haja necessidade de aguardar pelo laudo especializado.

O uso do HelpAVC traz mais eficiência para o tratamento dos pacientes, além de reduzir custos do hospital, com exames e tempo de internação, por exemplo.

A startup foi criada por Amanda de Paula Nogueira Lima Eismann, Marcos Rodrigo Pereira Eismann, médico, e Pedro Paulo Marchesi Mello, diretor-executivo da HelpAVC e neurocirurgião.

Continua depois da publicidade

– Na equipe, há dois médicos, um neurocirurgião e um médico que faz atendimento pré-hospitalar de emergências, e a ideia de desenvolver o HelpAVC surgiu quando percebemos que o atendimento a pacientes com urgências neurológicas e neurocirúrgicas poderia ser mais eficiente e acurado se houvesse a automatização de uma fase desse atendimento. E com o apoio da pré-incubação realizada pelo Programa TechSpace, conseguimos desenvolver o projeto – afirma Pedro Paulo Marchesi Mello.

A parceria entre Unicesumar e Sebrae permitiu a criação de um Programa de orientação, mentorias e suporte realizado por especialistas para que as equipes pudessem aperfeiçoar suas ideias iniciais e colocar em prática, criando softwares e outros dispositivos tecnológicos que ofereçam soluções eficientes a demandas nas mais diversas áreas (hospitalar, industrial, residencial, comercial etc.).

O apoio de profissionais especialistas em inovação e negócios é uma excelente maneira conhecer o mercado e as necessidades do público-alvo, de entender como se posicionar nesse mercado para se destacar e de saber como criar um planejamento estratégico sólido e que traga resultados em curto, médio e longo prazo.

As mentorias e workshops do Programa TechSpace foram organizadas a fim de oferecer inspiração, orientação e suporte técnico às equipes participantes para ajudar na organização e no desenvolvimento de produtos conectados com o mercado e que pudessem continuar sendo aperfeiçoados após o Programa.

Continua depois da publicidade

– As reuniões e mentorias do TechSpace ajudaram a moldar nossa ideia para criar um produto adequado para o mercado. Nossos próximos passos são o treinamento de máquina para garantir a melhor acuracia possível para a análise tomográfica e depois a implantação do HelpAVC no mercado – explica o diretor-executivo da HelpAVC.

Sucesso do programa acompanha crescimento nas buscas por cursos de tecnologia

Em sua primeira edição, os resultados obtidos pelo TechSpace foram bastante animadores. O alto nível de desenvolvimento das equipes selecionadas para participarem do Programa demonstra a qualidade dos cursos de tecnologia oferecidos pela Unicesumar.

A quarta maior universidade do país viu a procura por cursos de graduação na área de tecnologia crescerem 64% somente entre agosto e outubro de 2020.

A diretora de graduação da EAD Unicesumar, Kátia Coelho, credita esse aumento ao fato de que os cursos oferecidos pela universidade atendem à necessidade de mão de obra especializada para setores que mais cresceram durante a pandemia.

Continua depois da publicidade

Diante desse cenário, a Unicesumar lançou recentemente 11 cursos na modalidade a distância (EAD) ou híbridos (semipresenciais), entre eles, especialidades que lideram a retomada da economia no país, como, engenharia e arquitetura, saúde, indústria e tecnologia.

Para saber mais sobre os cursos oferecidos e como ingressar no Ensino Superior em 2021, acesse o Portal Unicesumar.