A startup lageana YCorps conquistou o primeiro lugar na quinta edição do Programa Nascer, com um projeto inovador que promete transformar a pesquisa científica no Brasil.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Idealizada pelas pesquisadoras Camila Conti, Claudia Biffi e Sandra Traverso, o projeto pretende produzir anticorpos no país, utilizando patógenos nacionais e reduzindo a dependência da importação, um problema recorrente no setor.

O reconhecimento veio durante o Super Pitch Day, realizado no último sábado (15), em Florianópolis. A YCorps se destacou entre os 15 projetos finalistas da etapa regional. Como prêmio, a startup receberá R$ 220 mil para impulsionar o desenvolvimento do negócio.

O projeto, vencedor da etapa regional que aconteceu em Lages, no Orion Parque Tecnológico, nasceu da dificuldade enfrentada por pesquisadores no acesso a anticorpos importados, que, além de demorarem para chegar ao Brasil, muitas vezes estragam no percurso devido a restrições de transporte e armazenamento.

Continua depois da publicidade

“Esse prêmio é muito importante para nós como startup, mas também para o Orion Parque. Entramos no Programa Nascer sem muita noção de como estruturar um negócio, e o apoio do Orion foi essencial para chegarmos até aqui e levarmos esse reconhecimento para Lages”, destacou uma das idealizadoras, Claudia Biffi.

O Nascer é um programa de pré-incubação de ideias inovadoras que tem o objetivo de apoiar o empreendedorismo em Santa Catarina. Nesta edição, o programa teve o recorde de inscrições, totalizando 1211 projetos e 483 projetos aprovados.

Leia mais

Udesc Lages abre inscrições para pesquisadores com bolsas de R$ 10 mil

Concurso para escolher realeza da Festa do Pinhão 2025 abre inscrições com novidades