nsc
dc

Responsabilidade Socioambiental 🌱

Saiba como tornar seu negócio mais sustentável em cinco passos

Mais do que um diferencial, a responsabilidade do meio corporativo com o meio ambiente agora é uma necessidade

18/06/2021 - 17h21 - Atualizada em: 14/07/2021 - 17h16

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Únilos irá plantar 7 mil árvores na Grande Florianópolis
Únilos irá plantar 7 mil árvores na Grande Florianópolis
(Foto: )

Afinal, como tornar uma empresa sustentável dentro do pilar ambiental? Mais do que ações comemorativas em datas associadas ao tema, um negócio ecologicamente responsável precisa adotar práticas e inserir em sua cultura organizacional a preocupação com os impactos ambientais. Além disso, deve também reconhecer o papel que o mercado possui na restauração dos ecossistemas.

> Onde o seu lixo vai parar?

A gestão ambiental em empresas tem passado de um diferencial, para uma necessidade na reparação de danos e na redução da poluição. Isso porque o modelo de produção e consumo tem, cada vez mais, desencadeado problemas mais graves. Dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde mostram que as mortes no Brasil, devido à poluição do ar, aumentaram 14% nos últimos 10 anos.

Para o diretor da Teia BN, consultoria em sustentabilidade corporativa, Luis Antonio de Freitas, falar em práticas em prol do meio ambiente no presente é preservar o futuro e um incentivo para que todas as empresas, de pequeno a grande porte, façam parte desse movimento.

— Independente do segmento ou tamanho do negócio: não tenha receio de começar. Avalie as práticas internas da sua empresa, identifique quais ações podem melhorar a correlação com a natureza e trace um plano para tornar isso possível. Nunca se esquecendo das ações de engajamento de colaboradores, clientes e fornecedores, isso impulsiona significativamente os resultados — destaca.

5 dicas para tornar a sua empresa mais sustentável

1 - Avalie o seu negócio e trace um plano de mudança

Infraestrutura Você sabia que a falta de manutenção pode trazer prejuízos para além do financeiro? Vazamentos de água, instalações elétricas mal feitas e o uso de equipamentos antigos que consomem muita energia também geram danos no meio ambiente.

Consumo de energia A instalação de energias limpas - como solar e eólica - tem se tornado mais acessível e pode ser uma alternativa inteligente para negócios que desejam aliar economia à sustentabilidade.

Também é possível fazer a diferença substituindo lâmpadas fluorescentes por LED, que são de menor consumo.

Gerenciamento de resíduos Uma empresa sustentável deve oferecer em suas dependências a orientação para que a separação de lixos secos e úmidos seja feita de forma correta, com cestos de lixo com indicação para o processo de reciclagem. Buscar parcerias com cooperativas de reciclagem locais, fortalecendo o senso de comunidade, também é uma boa aposta.

2 - Invista no modelo de gestão ambiental

Após identificar os pontos mais sensíveis da sua empresa, é hora de tornar isso viável no dia a dia com a gestão ambiental. E engana-se quem pensa que esse processo precisa ser de alto custo.

> Vale a pena ser sustentável? Confira o debate sobre a responsabilidade das empresas com o meio ambiente

Com foco no desenvolvimento de ações de eficiência produtiva, de processos, energética ou hídrica, por exemplo, o valor destinado acaba retornando e sendo compensado, vindo a gerar inclusive economia para o seu negócio no futuro.

3 - Mobilize e engaje a sua equipe

Despertar o senso de cooperação! Aposte na comunicação interna para informar as medidas e ações que estão sendo realizadas pela empresa. Porém, opte por recursos que não contradigam o seu objetivo: envie e-mails, produza placas informativas que tenham durabilidade e evite a impressão de materiais sem necessidade.

Abra também uma caixinha de sugestões. Assim, além de potencializar seus resultados, há mais chances de torná-los duradouros.

4 - Planeje ações de impacto de forma consciente

Uma ação de impacto pode trazer inúmeros benefícios, desde o reforço e lembrança da marca, até o senso de pertencimento na comunidade que está inserida. Porém, para que isso seja efetivo, é fundamental que a iniciativa seja planejada de forma consciente.

> Construções verdes: Conheça a nova tendência para empreendimentos sustentáveis

Por exemplo, uma campanha de doação de mudas exige cuidados para que não se torne um problema ambiental. É preciso que as plantas sejam nativas e seu cultivo contribua com a restauração da biodiversidade local. Por isso, planeje bem e conte com parcerias especializadas.

5 - Faça parcerias sustentáveis

Da matéria-prima ao produto final, é fundamental contar com uma rede que atue pautada no mesmo propósito. Por isso, parcerias que sejam engajadas e preocupadas com o meio ambiente contribuem diretamente com a sua empresa e também com a sociedade. Contribua com o fortalecimento de uma cadeia corporativa mais sustentável e consciente.

Cooperativa irá plantar 7 mil árvores na Grande Florianópolis

Tendo em seu DNA e em seus princípios, a preocupação com o bem-estar da comunidade e assumindo a responsabilidade de fazer a diferença, a Únilos, cooperativa de crédito da Grande Florianópolis, retoma neste ano a campanha “Um Pix, Uma Árvore”, que foi sucesso no seu lançamento.

— Ano passado tivemos um retorno muito positivo com a entrega de 4.000 mudas de árvores nativas na região, ganhando o envolvimento do nosso cooperado em um mesmo objetivo, que é melhorar a nossa comunidade. É um pensamento para o futuro e que mostra o nosso diferencial como cooperativa — destaca a diretora-executiva da Únilos, Delbora Machado.

Únilos retoma neste ano a campanha “Um Pix, Uma Árvore”
Únilos retoma neste ano a campanha “Um Pix, Uma Árvore”
(Foto: )

A meta para 2021 é ampliar esse número, visando a entrega de mais de 7 mil árvores nativas para as Fundações Municipais do Meio Ambiente de Florianópolis, Palhoça e São José, com a união das ações “Um Pix Uma Árvore” e “Novo Cooperado Uma Nova Árvore”, que acontece em todas as oito unidades de atendimento Únilos e também pelo atendimento da agência digital.

Com 23 anos de atuação, a cooperativa de crédito tem mais de 16 mil cooperados e integra o Sistema Ailos, com mais de 1 milhão de cooperados nos três estados do Sul do Brasil.

Acesse o canal Atitude Verde e leia mais sobre sustentabilidade.

Leia também

Universidade lança cursos de Arquitetura e Direito com turno especial aos fins de semana

Melzinho do amor: investigação revela o que tem no produto e como funciona a venda em SC

Colunistas