O primeiro dia de 2026 foi marcado por uma série de ocorrências de afogamento na região Sul de Santa Catarina. Ao menos cinco casos mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSSC), guarda-vidas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e resgate aéreo em Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Jaguaruna e Forquilhinha ao longo de quinta-feira (1º).
Continua depois da publicidade
O primeiro atendimento do dia ocorreu por volta das 17h12min, no Balneário Esplanada, em Jaguaruna, em um trecho conhecido como Piscinão, sem monitoramento de guarda-vidas. Um homem de 26 anos foi encontrado já fora da água, com espuma na boca e pulso palpável.
Conforme o Corpo de Bombeiros, ao chegarem ao local, a vítima já estava fora da água, deitada na areia, apresentando grande quantidade de espuma na boca, mas com pulso radial palpável.
O homem foi classificado com afogamento grau 3. As equipes realizaram o posicionamento lateral do paciente, iniciaram a oferta de oxigênio e solicitaram apoio do Serviço Aeropolicial (Saer). Após a chegada da equipe médica, a vítima foi estabilizada no local e encaminhada de ambulância ao hospital de Jaguaruna para avaliação e atendimento médico.
Homem se afogou após ignora alerta dos guarda-vidas
Cerca de 20 minutos depois, por volta das 17h30, um homem de 26 anos foi resgatado em estado grave na área central da praia de Balneário Arroio do Silva, próximo ao posto central de guarda-vidas.
Continua depois da publicidade
De acordo com o CBMSC, três homens entraram no mar utilizando um colchão inflável. Os guarda-vidas chegaram a realizar uma ação preventiva, orientando o grupo sobre o risco, mas as recomendações não foram acatadas e eles seguiram em direção ao mar.
Após ultrapassarem a linha de arrebentação, o colchão inflável acabou virando. Dois dos homens conseguiram nadar de volta até a areia, enquanto o terceiro apresentou dificuldade para retornar à margem. Diante da situação, os guarda-vidas entraram imediatamente no mar para realizar o salvamento.
Durante o deslocamento da equipe até a vítima, o homem ingeriu grande quantidade de água. Já em solo, ele recebeu atendimento pré-hospitalar e foi classificado com afogamento grau 4. O paciente estava consciente, porém desorientado, e recebeu os primeiros cuidados na faixa de areia.
A ocorrência contou com o apoio do Serviço Aeropolicial (Saer/Sarasul). Após ser estabilizada pela equipe médica, a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional de Araranguá para atendimento especializado.
Continua depois da publicidade
Adolescentes foram resgatadas após entrarem em corrente de retorno
Na sequência, por volta das 18h15, duas adolescentes foram resgatadas após se afogarem no Balneário Campo Bom, em Jaguaruna, na região do Posto 4. As vítimas, de 16 e 18 anos, foram avistadas pelos profissionais em uma corrente de retorno.
Os guarda-vidas entraram imediatamente no mar e conseguiram retirar as duas jovens da água. Ambas apresentavam tosse e pouca espuma na boca, sendo classificadas com afogamento grau 2. No local, elas foram posicionadas de forma lateralizada e receberam suplementação de oxigênio.
Após o atendimento inicial realizado pelos guarda-vidas, com apoio de uma médica que estava no local, as adolescentes foram encaminhadas ao hospital de Jaguaruna. O transporte foi feito pelos bombeiros voluntários, acompanhados pela médica e por um bombeiro militar.
Afogamento grave em Balneário Gaivota
No início da noite, por volta das 19h03, um caso grave de afogamento foi registrado na Praia de Jardim Ultramar, em Balneário Gaivota, na beira-mar, próximo ao posto 10. Quando as equipes de resgate chegaram ao local, a vítima já estava sendo atendida pelos guarda-vidas e foi classificada com afogamento grau 6.
Continua depois da publicidade
Conforme os bombeiros, os profissionais realizavam manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) havia cerca de 40 minutos. A vítima foi colocada em maca rígida e levada até a viatura de Auto Socorro de Urgência (ASU-591), onde o protocolo de reanimação foi mantido.
Ainda na faixa de areia, a equipe do SAMU chegou ao local e, de forma conjunta com os bombeiros, assumiu o atendimento, com a possibilidade de administração de medicamentos conforme avaliação médica. Parte da guarnição seguiu auxiliando nas manobras dentro da ambulância, enquanto outra equipe realizou a abertura de passagem até o Hospital Dom Joaquim, para onde a vítima foi encaminhada.
Adolescente e tio morrem após afogamento em barragem no Sul de SC
Além dos casos registrados no litoral, o dia do ano também foi marcado por uma ocorrência fatal no interior de Forquilhinha. Um homem de 48 anos e um adolescente de 13 anos, tio e sobrinho, morreram após se afogarem em um ponto de captação de água na localidade de Linha Eyng.
De acordo com a Polícia Militar, as vítimas tomavam banho no local quando o adolescente acabou sendo sugado por uma tubulação que conduz água do Rio São Bento para propriedades agrícolas. Ao tentar resgatar o sobrinho, o tio também foi arrastado pela força da correnteza.
Continua depois da publicidade
As equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e do Saer foram acionadas, mas ambos não resistiram. Os corpos foram localizados a centenas de metros do ponto inicial do afogamento, levados pela correnteza. Após os procedimentos periciais, a ocorrência foi encerrada.
