A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o sumiço de R$ 1,6 milhão das contas do município de Anitápolis, na Grande Florianópolis. De acordo com a prefeita Solange Back (MDB), oito contas da prefeitura na Caixa Econômica Federal foram invadidas para fazer transferências para empresas desconhecidas, sediadas em Santa Catarina e outros estados.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Conforme a prefeita, as transferências foram feitas em 9 de maio em um intervalo de duas horas e meia, de um computador da tesouraria do município. A suspeita é de que os criminosos tenham hackeado o sistema para acessar as contas.

O furto foi descoberto em 13 de maio. A prefeitura diz que tenta recuperar o dinheiro perdido.

— O valor é praticamente um mês inteiro de recursos que vêm à cidade. É um impacto muito grande — diz Solange Back.

Continua depois da publicidade

Em nota, a Polícia Civil confirmou que foi procurada pela prefeitura. Um inquérito foi aberto para apurar a suspeita de furto virtual.

“As investigações estão em andamento, sob sigilo, conforme previsto na legislação vigente, com a adoção de todas as diligências necessárias para esclarecer a dinâmica da ação criminosa, bem como apurar a eventual participação de terceiros”, diz a Polícia Civil.

Solange Back também disse que procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SC), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a superintendência da Caixa.

O Tribunal de contas de Santa Catarina (TCE/SC) disse em nota que “recebeu na tarde de segunda-feira (26/5) a prefeita de Anitápolis, Solange Back. Ela foi atendida pela diretora de Contas de Gestão (DGO), Gissele Nunes, e recebeu a orientação para registrar contabilmente a responsabilidade sobre os recursos e adotar medidas junto à polícia e à Caixa Econômica, bem como medidas judiciais”.

Continua depois da publicidade

O NSC Total também entrou em contato com a SSP-SC e a Caixa e aguarda posicionamento. A prefeita também disse que irá à Polícia Federal nesta terça-feira.

Veja a publicação da prefeita

Confira a nota completa da Polícia Civil

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Anitápolis, esclarece que foi comunicada oficialmente pela Prefeitura Municipal de Anitápolis sobre a ocorrência de furto virtual envolvendo contas bancárias da municipalidade.

Tão logo tomou conhecimento dos fatos, a Prefeitura registrou o Boletim de Ocorrência, o que resultou na imediata instauração de Inquérito Policial pela Delegacia, visando à apuração dos fatos e identificação dos autores do crime.

Continua depois da publicidade

As investigações estão em andamento, sob sigilo, conforme previsto na legislação vigente, com a adoção de todas as diligências necessárias para esclarecer a dinâmica da ação criminosa, bem como apurar a eventual participação de terceiros.

A Polícia Civil reforça seu compromisso com o combate a crimes contra a administração pública, especialmente os praticados por meios cibernéticos, e reafirma que seguirá atuando com rigor técnico e legal para responsabilizar os envolvidos e proteger o interesse público.

Novas informações poderão ser divulgadas oportunamente, sem prejuízo à investigação em curso”.

Leia também

Corpo encontrado em costão de Florianópolis é de turista argentino desaparecido