A superlua de dezembro aconteceu na última noite, dia 4 de dezembro de 2025. O fenômeno recebe esse nome quando acontece o perigeu, sempre na fase cheia da lua, que é quando ela está mais próxima da Terra.
Continua depois da publicidade
Visível de qualquer lugar, a última superlua de 2025 foi observada de todos os lugares do mundo, mas aqueles que estão abaixo da constelação de Touro tiveram uma visão melhor.
Em especial, Florianópolis teve uma visão privilegiada do fenômeno. A superlua encantou a paisagem da capital catarinense e registros fotográficos mostram o auge do fenômeno. Confira algumas imagens obtidas pelo NSC Total abaixo.
Veja fotos da superlua em Florianópolis
Como as fotos são feitas?
Responsável pelas fotos, o fotógrafo Bruno Farias falou do processo ao NSC Total.
— Sempre que vou fotografar a lua, eu costumo fazer um planejamento através do aplicativo Photo Pills, que é um app de planejamento bem conhecido no meio da fotografia. Pelo aplicativo, eu consigo ver o horário que a lua vai nascer e sua movimentação ao longo do tempo. Com isso, eu vejo onde eu posso me posicionar para fotografar o que eu pretendo — conta.
Continua depois da publicidade
Além disso, as condições do tempo também influenciam o processo.
— Nessa superlua de ontem, eu pretendia pegá-la passando por trás do costão da Joaquina, porque eu sei que lá costuma ter alguém pra ver a lua ou até mesmo pescador. Minha ideia era pegar a lua passando por trás de pessoas, mas estava com muita nuvem, então a lua só apareceu quando estava mais alta, quando, então, comecei a fotografar e fiz essas fotos — completa.
Ainda tem mais em dezembro
Em dezembro acontece também duas conjunções celestes. Lua e Júpiter estarão juntos no céu no dia 7 de dezembro. Depois, em 10 de dezembro, Lua e Regulus, a estrela mais brilhante da constelação de Leão, fica visível.
Por fim, no dia 21 de dezembro começa o solstício de verão no Hemisfério Sul, com dias mais longos que as noites e o solstício de inverno no Hemisfério Norte, com noites mais longas que o dia.
*Sob supervisão de Luana Amorim







