Pesquisadores da Universidade Columbia, nos EUA, descobriram que a taurina pode ser uma grande aliada no tratamento do diabetes e na busca por uma vida mais longa. O estudo mostrou que a falta desse aminoácido no organismo está ligada ao envelhecimento acelerado.
Continua depois da publicidade
Além de ser produzida naturalmente pelo corpo, a taurina está presente em alimentos como carne, peixe e frutos do mar.
O que é a taurina?
A taurina é um ácido orgânico com enxofre, encontrado principalmente na bílis. Ela desempenha funções essenciais, como equilíbrio de eletrólitos e proteção celular.
“A taurina atua em diversas funções celulares importantes, como regulação do cálcio e ação antioxidante”, explica Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles. Sua suplementação tem ganhado espaço entre quem busca saúde e longevidade.
Continua depois da publicidade
Benefícios para a saúde
Conhecida por seu potencial antienvelhecimento, a taurina virou queridinha no mundo do biohacking – prática que une biologia e tecnologia para melhorar a qualidade de vida.
“Ela ajuda na função cardiovascular, protege o sistema nervoso e pode melhorar até o humor”, diz Juliana. Além disso, aumenta a resistência física e apoia a saúde cognitiva.
Taurina e diabetes
Um dos achados mais promissores é seu papel no controle do diabetes. Ela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e protege as células do pâncreas.
Continua depois da publicidade
“A taurina melhora a sensibilidade à insulina e a produção desse hormônio”, afirma a nutricionista. Por isso, pode ser uma grande aliada no tratamento e prevenção da doença.
Leia também
Tomar vitamina D de manhã ou à noite? Especialistas respondem
Dieta MIND: conheça a dieta que pode reduzir em 25% o risco de Alzheimer
