Um homem apontado como líder de um esquema criminoso foi preso, na manhã desta sexta-feira (11), em Joinville. Ele é suspeito de comandar um grupo voltado à prática de fraudes bancárias, estelionatos, extorsões e sequestros. A investigação, que teve início em 2022, ainda identificou conexões entre crimes realizados em Santa Catarina e São Paulo.

Continua depois da publicidade

Nesta sexta, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão contra integrantes do esquema. O homem, de 32 anos, foi encontrado e preso no bairro Floresta, na Zona Sul de Joinville. Com ele, a Polícia Civil localizou 12 aparelhos telefônicos, além de informações de inúmeras contas bancárias de terceiros, incluindo as senhas de acesso aos aplicativos.

Também foram apreendidos aparelhos telefônicos, computadores, entorpecentes e dinheiro em espécie.

Como funcionava esquema criminoso

As investigações tiveram início no ano de 2022, logo após os suspeitos cometerem uma extorsão seguida de sequestro no estado de São Paulo. Durante o crime, os criminosos exigiram o pagamento de resgate, sendo que o valor foi transferido para membros da organização criminosa em Santa Catarina.

Naquela ocasião, uma mulher foi presa em flagrante e as investigações constataram que ela integrava um grupo especializado em recrutar “laranjas” para a abertura de contas bancárias, que eram utilizadas para receber valores provenientes de crimes cometidos em todo o país.

Continua depois da publicidade

De acordo com o DIC de Joinville (Departamento de Investigações Criminais), os crimes investigados na operação são: organização criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, estelionato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e extorsão mediante sequestro.

Juntando todos os crimes, as penas podem ultrapassar 40 anos de prisão.

Leia também

Investigação sobre roubo de carga em SC revela falsa vítima

Trabalhador morre e outros dois ficam feridos após telhado de igreja desabar em Garuva

Pedido de aval para empréstimo de R$ 500 milhões em SC, com duas pontes, será reapresentado