O céu estava azul em Florianópolis, com algumas nuvens mais escuras, mas que nada pareciam indicar a tempestade que estava por vir. Em questão de minutos, um vendaval começou a sacudir as árvores, o tempo virou completamente na Capital, com uma chuva forte e uma árvore enorme caiu na Avenida Mauro Ramos, uma das principais vias do Centro da Capital, onde passam milhares de veículos todos os dias. No caminho da queda, estava um táxi, que deixou todos que passavam pelo local apreensivos.
Continua depois da publicidade
Dentro do táxi estava Julian Pinto, que dos 39 anos de idade que têm, 21 já são dedicados a ser taxista. Julian conta que havia acabado de estacionar no local, vindo do Aeroporto de Florianópolis, no Sul da Ilha. O passageiro desembarcou, e ele se comprometeu a esperá-lo no mesmo local para que pudesse levá-lo a um próximo destino.
Não estava chovendo nesta hora, segundo ele, mas em questão de segundos, a tempestade iniciou. De acordo com a Defesa Civil, os ventos, naquele momento, chegaram aos 63 km/h, ainda como efeito do ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina no início da semana. Foram os fortes ventos que provocaram a queda da árvore de grande porte que atingiu o veículo.
Os galhos da árvore caíram principalmente no teto do carro e no para-brisa. Felizmente, Julian não foi atingido, mas o susto, segundo ele, foi grande.
— Foi um susto, foi tudo muito rápido. Não deu para ouvir nada antes da queda — lembra.
Continua depois da publicidade
O taxista, então, teve a ajuda de um homem que passava pelo local e que o ajudou a sair pela porta traseira, único local em que foi possível puxar os galhos da árvore para liberar o acesso à porta. Com esse movimento, Julian acabou machucando a perna, já que o vidro do para-brisa havia parado nos bancos da frente do veículo.
Trabalho impactado
Agora, o trabalho de Julian está impactado, em uma época do ano em que “mais se trabalha” pela quantidade de turistas e pela movimentação na cidade com as festas de fim de ano. O taxista depende, neste momento, do seguro do veículo, que avaliará o estado do carro.
— Agora acho que não vou voltar a trabalhar tão cedo… Final de ano é tudo mais complicado — afirma.
Apesar do susto e do prejuízo, Julian está bem, e agradece ao homem que conseguiu tirá-lo de dentro do veículo.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Temporal causou caos na cidade
Pelo menos 10 ocorrências com quedas de árvores foram registradas na cidade, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, incluindo uma árvore de grande porte que acabou caindo sobre um táxi estacionado na Avenida Mauro Ramos, uma das avenidas mais importantes do Centro da cidade. O taxista estava dentro do veículo no momento da queda, mas conseguiu sair ileso do veículo.
A escola estadual Jurema Cavallazzi, no bairro José Mendes, também foi atingida pela ventania. O telhado da unidade escolar foi atingido quase que por completo. A Defesa Civil informou que realizou uma vistoria no local e que, apesar dos estragos, não há necessidade de interdição.
Já a Secretaria de Estado da Educação lamentou o destelhamento e disse que a equipe de infraestrutura já iniciou os trabalhos de limpeza e de restauração no local. Ninguém ficou ferido.
Continua depois da publicidade
















