nsc
    dc

    MORTES DIÁRIAS

    Enquanto país registra queda na taxa de letalidade por coronavírus, SC tem alta pelo 17º dia consecutivo

    Mesmo com o aumento na taxa de letalidade por coronavírus, SC ainda é o Estado com menor índice do país

    28/07/2020 - 04h00

    Compartilhe

    Cristian Edel
    Por Cristian Edel Weiss
    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    Situação do coronavírus em SC se agrava diariamente
    Situação do coronavírus em SC se agrava diariamente
    (Foto: )

    Enquanto a taxa de letalidade brasileira por coronavírus apresenta nova redução, ao chegar a 3,59%, Santa Catarina segue no sentido inverso: nesta segunda-feira (27), o índice de mortes pela infecção esteve em 1,32%, segundo dados do governo estadual. E o aumento ocorre gradualmente desde 10 de julho, quando o Estado catarinense esteve no patamar mais baixo durante a pandemia, com índice de 1,14%.

    > Veja em mapa interativo o avanço do coronavírus em SC

    Mesmo assim, Santa Catarina segue em primeiro no ranking nacional, mantendo a taxa mais baixa de letalidade entre os estados brasileiros. 

    Em segundo, em percentual de casos confirmados que foram a óbito, está o Distrito Federal, com 1,36% e em terceiro, o Mato Grosso do Sul, com 1,46%. Os dados foram obtidos através do Ministério da Saúde.

    > Em ação judicial, Defensoria Pública tenta lockdown em Joinville por causa do coronavírus

    Ex-diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde e pesquisador da Fiocruz, Julio Henrique Croda esclareceu à reportagem que a baixa taxa de letalidade de SC está diretamente ligada ao número alto de testes de coronavírus realizados no Estado, porém, a tendência é de aumento no índice ainda no início de agosto.

    Veja as taxas do Estado e do país

    Taxa mais alta registrada em SC

    Em 26 de julho, SC registrou taxa de letalidade de coronavírus de 3,86%, a pior já registrada. Na época, no entanto, o Estado ainda não tinha testes massivos na maioria das cidades - os exames era feitos somente em casos mais graves.

    >> Em SC, 40% das mortes por coronavírus ocorreram nas últimas duas semanas

    Agora, por sua vez, apesar de divulgar uma média de 1,6 mil novos casos da infecção diariamente, a taxa de letalidade também subiu devido ao alto número de mortes. Ou seja, mesmo com a testagem em massa, o que contribui para reduzir o índice de letalidade, o número de mortes é muito maior: a média diária de óbitos de julho está em 20,3. 

    Somente nesta segunda-feira (27), o Estado divulgou 18 novos óbitos, o que eleva o total de mortes para 924. Há mais de 70 mil casos confirmados.

    >> Oktoberfest Blumenau 2020 é cancelada por conta da pandemia

    Taxa nacional mais baixa

    O Brasil, gradativamente, registra queda na taxa de letalidade. Tinha 6,99% em 2 de maio, mas começou a cair a partir do fim daquele mesmo mês. Neste domingo (26), chegou a 3,6% e, no dia seguinte, a 3,59%, o índice mais baixo em quase quatro meses. 

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas