O trabalho técnico e manual sempre foi visto como a base da indústria. Mas, por trás de cada máquina, motor, peça de usinagem ou estrutura metálica, existem habilidades que vão além da força física, como raciocínio rápido, inteligência prática, disciplina e visão estratégica. É para desenvolver essas habilidades que os cursos profissionais se destacam como a principal porta de entrada para carreiras sólidas e bem remuneradas.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, divulgado pela  Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Brasil precisará qualificar mais de 14 milhões de pessoas nos próximos três anos. Deste total, 2,2 milhões serão novos profissionais e outros 11,8 milhões precisarão de atualização e requalificação para estarem preparados para os novos desafios do mundo do trabalho. No mesmo período, estima-se que a indústria abrirá 609 mil novas vagas.

Para permitir que os profissionais se preparem para o futuro, o SENAI em Santa Catarina desenvolve cursos para quem busca emprego, estabilidade e crescimento profissional. Presente em todas as regiões do estado, a iniciativa já transformou a vida de diversos jovens e adultos, o que reforça a importância da capacitação profissional.

Novas carreiras, novos destinos

Um dos exemplos de estudantes que tiveram a vida transformada pelo curso profissional do SENAI é a de Fernanda Ribeiro. Ela trabalhava como diarista quando viu, em uma rede social, a oportunidade de ingressar em um curso de solda específico para mulheres. A decisão mudou a trajetória de vida da profissional, que na época em que teve contato com o curso, estava desempregada.

— Antes mesmo de o curso terminar, fui chamada para trabalhar na GTS do Brasil. Hoje soldo aço e alumínio e posso dizer que a solda faz parte da minha vida. Sou muito feliz e muito grata ao SENAI e à empresa. Esse trabalho é visto muitas vezes como masculino, mas acredito que existe espaço para nós mulheres, e o SENAI dá esse suporte — reforça Fernanda.

Continua depois da publicidade

Outro exemplo de transformação vem do aluno Diego Luiz Antônio. Ele atuava em uma estação de tratamento de esgoto, em uma área distante da soldagem, até descobrir o curso no SENAI.

— Eu era de uma área que não tinha nada a ver com solda. Comecei a fazer o curso, a me dedicar, e as portas começaram a abrir. Eu não acreditava muito em mim, porque era uma área nova, mas aprendi, estudei e comecei a gostar. Mandei currículos, fiz testes e as empresas começaram a me chamar. Comprei uma máquina, me desenvolvi e hoje estou trabalhando na área — comenta o profissional. 

Já Ênio Do Amarante Machado Junior encontrou na profissão de torneiro mecânico o futuro que ele deseja para si. Hoje, ele é estudante do SENAI de Itajaí, e vê no curso um caminho para construir carreira sólida, e até, seguir carreira como empreendedor. 

— Estou gostando muito do curso, que é complexo e abrange muitas áreas, como construção civil, têxtil e indústria naval. Um torneiro mecânico está praticamente em tudo, executando peças de forma precisa e calculada. O curso está me ajudando a expandir a mente e me tornando um profissional de referência, que terá portas abertas no futuro — conta o estudante.

Continua depois da publicidade

SENAI é referência mundial em ensino técnico

Com mais de 200 mil alunos formados, o SENAI em Santa Catarina possui o maior complexo de educação profissional da América Latina e é referência mundial em qualidade de ensino. Não à toa, os alunos formados pela instituição estão entre os mais requisitados pelo mercado de trabalho.

Além dos cursos técnicos, a modalidade de Cursos Profissionais oferece formações rápidas de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação em diferentes áreas, sempre com foco na prática, professores especializados e conexão direta com as indústrias.

Os Cursos Profissionais do SENAI estão com inscrições abertas e até 50% de desconto na primeira mensalidade. É a chance de dar o primeiro passo em direção a uma carreira promissora, em áreas que vão da mecânica à eletrotécnica, e passam por manutenção industrial, logística e muito mais.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site do SENAI.