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    Tecnologia para RH: saiba como facilitar a vida de colaboradores e simplificar tarefas cotidianas nas empresas  

    Rotina de home office impõe desafios para as equipes de Recursos Humanos. Softwares garantem automatização e assertividade aos processos

    30/09/2020 - 14h53 - Atualizada em: 30/09/2020 - 15h01

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    Por Estúdio NSC
    Tecnologia para RH: saiba como facilitar a vida de colaboradores e simplificar tarefas cotidianas nas empresas
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    A pandemia de coronavírus fez com que muitas empresas aderissem ao home office. Essa nova forma de trabalho trouxe mais segurança para quem tem a oportunidade de ficar em casa e se proteger do contato com o vírus. Por outro lado, também trouxe desafios para a gestão das equipes, que tiveram que se adaptar para garantir as operações.

    Mas toda a crise traz a oportunidade para crescimento. O surgimento de tecnologias para facilitar funções do setor de recursos humanos, bem como o aprimoramento e crescimento de soluções já existentes, foram impulsionados pelo aumento da procura por essas soluções. Além disso, para as empresas, este momento trouxe a oportunidade de começar a implementar estratégias de gerenciamento que antes, possivelmente, não seriam consideradas ou levariam tempo para serem adotadas.

    Na área de Recursos Humanos, a tecnologia chega antes mesmo da contratação de novos colaboradores. A plataforma da Mindsight, empresa parceira da Senior Sistemas, por exemplo, permite automatizar todas as etapas do processo de seleção utilizando métodos científicos e dados em escala para selecionar os candidatos por potencial e não apenas por currículo.

    — No processo seletivo, conseguimos aplicar testes para ter ganho de escala e trazer dados para selecionar a pessoa que tem melhor nível de aderência à vaga. Se você tem 500 candidatos inscritos em um processo seletivo, é possível avaliá-los com base nesses dados e com isso tomar uma decisão melhor e mais precisa. — explica Ricardo Kremer, gerente de produto RH na Senior Sistemas.

    RH com base em dados

    A ferramenta de HCM da Senior automatiza processos de RH de ponta a ponta e permite que as decisões tomadas por esta área sejam baseadas em dados. Quando o assunto é recrutamento, as soluções tecnológicas da companhia facilitam o processo por meio da geração de dados, criação de banco de currículos, linha do tempo do histórico do candidato, triagem com ranking e match cultural e de performance. Mas há funcionalidades que também acompanham todo o processo de integração do novo colaborador.

    — Nós automatizamos o processo de recrutamento e também de admissão, que acontece de forma automatizada e totalmente digital através da Colabbe, solução de admissão digital — acrescenta Kremer.

    Uma vez que o profissional passa a fazer parte da empresa, entra em cena um aplicativo que tem facilitado o dia a dia dele e da área de Recursos Humanos: o app do ponto. A tecnologia é ainda mais útil principalmente durante a pandemia, já que permite que o colaborador bata o ponto mesmo se ele estiver trabalhando em casa, com controle de jornada.

    — Tivemos um acréscimo de 800% no nosso aplicativo do ponto no cenário de pandemia. Isso mostra o quanto a tecnologia está ajudando os colaboradores e as equipes de RH a completarem tarefas do cotidiano — informa o gerente de produto RH da Senior Sistemas.

    Outra função que a ferramenta desenvolvida pela Senior para RH permite fazer é a gestão do clima da empresa. Com o intuito de gerar dados que permitam que gestores e equipes de RH fiquem atentos à retenção dos colaboradores, as informações geradas pela pesquisa de clima são essenciais para que o setor avalie a necessidade de tomar medidas para promover o bem-estar no ambiente de trabalho.

    A rede social corporativa foi outra solução que ganhou ainda mais força na pandemia. Dentro da plataforma, os colaboradores podem se comunicar com qualquer pessoa da empresa – e inclusive com colegas de outras áreas. O intuito é facilitar a transparência e a interação, o que é essencial para estimular o engajamento e o sentimento de pertencimento na empresa.

    — A gente entende que a comunicação é um dever de todos, não só da liderança. Quando você entra na rede social corporativa, todos têm o poder de se comunicar em tempo real, quebrar as barreiras que existem entre diferentes áreas, de uma forma sem filtro. Isso impacta diretamente na produtividade das equipes e também no engajamento dos colaboradores — explica Rada Martini, CEO da Rede Social Base.

    Para conhecer estas e outras soluções da Senior Sistemas para processos de RH, acesse o site.

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