Se há algumas décadas era impossível saber quem estava fazendo uma ligação para um telefone fixo, hoje a tecnologia permite acompanhar em tempo real o movimento de amigos que compartilham a localização em aplicativos de mensagens, entregadores de apps de delivery e dos ônibus que se aproximam do ponto mais próximo. Os avanços técnicos da comunicação e informação dos últimos anos são tão disruptivos que, em alguns momentos, é até difícil lembrar como era executar certas tarefas sem o apoio da tecnologia.

Continua depois da publicidade

> Intelbras é referência nos segmentos de segurança, comunicação e energia

Dos smartphones às redes sociais, das redes de dados móveis aos serviços de transmissão de áudio e vídeo em tempo real, hoje é possível ter muito mais controle sobre diversos aspectos da vida cotidiana. Em um mundo hiperconectado, a presença de softwares de comunicação e informação é uma constante em todos os setores, e a cultura de dados vem se intensificando cada vez mais. Um dos segmentos em que isso se destaca é o da segurança.

O estudo IT Snapshot, desenvolvido em 2021 pela Logicalis, mostra que a segurança digital é o principal foco de investimento de 53% das organizações. No entanto, não é só nesse aspecto que as empresas vêm apostando: por meio de dispositivos e algoritmos, o desenvolvimento tecnológico impacta também no segmento de segurança, que se beneficia da evolução dos sistemas para garantir mais proteção aos patrimônios físicos de lares, empresas e indústrias.

Entre os principais avanços promovidos pela tecnologia para segurança, pode-se citar o reconhecimento facial e de placas, drones, bodycams, fechaduras e portarias virtuais e biometria. Existem ainda muitos outros dispositivos que contribuem para a manutenção da segurança, mas um deles faz toda a diferença na integração geral dos aparelhos: os sistemas de gestão.

Continua depois da publicidade

Softwares integrados

Por meio de sistemas de monitoramento e gerenciamento, é possível reunir em um só lugar todos os dados capturados pelos sistemas de segurança, facilitando e agilizando o acesso dos profissionais responsáveis pelo setor. Os arquivos de imagem gerados pelos equipamentos são enviados ao sistema central, no qual podem ser gerenciados para controlar a movimentação nos ambientes.

Utilizando inteligência artificial, esse tipo de software integra câmeras, gravadores, controladores de acesso com reconhecimento facial e outros equipamentos, o que contribui também para a redução nos custos com instalações, licenças, pessoal especializado e treinamento.

Para as empresas, o gerenciamento integrado também pode se refletir em mais controle e conhecimento sobre o público. Com relatórios de contagem de pessoas e fluxo de visitantes, mapas de calor, tempo médio passado em filas e identificação por gênero e faixa etária, a organização pode transformar dados coletados pelos equipamentos em informações: com base na análise dos relatórios gerados, é possível tomar decisões de forma mais assertiva e embasada.

Defense IA

Desenvolvido pela Intelbras, empresa líder em produtos e soluções em segurança, comunicação, redes e energia, o Defense IA complementa as soluções de I.A – Inteligência Artificial oferecidas pela Intelbras. Através dos recursos avançados, o software permite a gestão unificada de múltiplas tecnologias, desde soluções de câmeras, gravadores, controladores de acesso faciais e biométricos, centrais de alarmes e sistemas de incêndio.

Continua depois da publicidade

> Com queda na taxa de desemprego, capacitação profissional é exigência do mercado

O software permite gerenciar e emitir relatórios de fluxos de pessoas, buscar faces conhecidas e desconhecidas, buscar informações por meio dos recursos de análise forense — identificando cores e tipos de roupas, uso de mochilas e bonés, por exemplo —, bem como buscas por veículos, considerando as características de cor, marca e informações da placa.

Ideal para a realização do gerenciamento de monitoramento de projetos de segurança, o sistema Defense IA fornece toda segurança e agilidade que as tratativas de monitoramento precisam.

Para saber mais sobre soluções em segurança, acesse o site da Intelbras.

Leia também

Com monitoramento eletrônico, 94% das tentativas de roubo a propriedades protegidas terminam em fracasso

Tecnologia desenvolvida pela Intelbras facilita a rotina dos pais na proteção dos filhos

Como aliar segurança e estética na hora de decorar um ambiente

Destaques do NSC Total