nsc
    santa

    Utilidade Pública

    Teleconsulta e visitas estratégias contra a pandemia

    Município de Itajaí conta com Central de Monitoramento e Operações para pacientes com a Covid-19

    26/11/2020 - 19h37 - Atualizada em: 03/12/2020 - 14h06

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Equipe multidisciplinar realiza o monitoramento dos pacientes com Covid-19 em Itajaí
    Equipe multidisciplinar realiza o monitoramento dos pacientes com Covid-19 em Itajaí
    (Foto: )

    A Secretaria de Saúde de Itajaí conta com uma equipe multidisciplinar na realização do trabalho de monitoramento dos pacientes com a Covid-19. Criada pela Vigilância Epidemiológica no dia 04 de agosto deste ano, a Central de Monitoramento e Operações tem como objetivo monitorar os casos positivos e os negativos sintomáticos (considerados suspeitos) entre a população da cidade. O contato é feito por teleconsulta e, caso necessário, visitas domiciliares são realizadas.

    De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, a Central serve para ampliar o trabalho feito pela Vigilância Epidemiológica e evitar que os pacientes positivos tenham seu quadro de saúde agravado. As ações também acompanham o desfecho dos casos leves e otimizam o atendimento de pacientes com sintomas moderados a graves, avaliando caso a caso e reduzindo o número total de internações e óbitos. Casos negativos sintomáticos também são acompanhados.

    No sistema de teleconsulta, logo na primeira ligação os pacientes são classificados no monitoramento de 24, 48 ou 72 horas - conforme as recomendações do Ministério da Saúde - e são monitorados durante 10 ou 14 dias, de acordo com a condição de saúde de cada pessoa. As avaliações são feitas pelo profissional que está atendendo e conforme o Procedimento Operacional Padrão (POP) elaborado e adotado pela equipe do monitoramento.

    Durante o contato com o paciente por telefone, o profissional faz uma avaliação e pode identificar a necessidade de visita domiciliar. Nesse caso, o encontro é realizado por uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Após a visita, é feito um contato com a Unidade de Saúde do paciente para passar as informações sobre o caso e verificar a possibilidade de a Unidade dar seguimento aos cuidados, caso a pessoa esteja com sintomas pós-Covid19.

    A estrutura da Central conta com 10 internos de Medicina, uma médica, e também uma equipe multidisciplinar, que auxilia nos intervalos das visitas. A estrutura também já recebeu 12 alunos no 8º período de Medicina da Univali em processo de estágio.

    Além do acompanhamento dos sinais e sintomas, a Central também reforça as orientações sobre prevenção, como a importância de manter o distanciamento social, a realização de higiene adequada e o uso de máscara, além de indicar quais serviços de saúde podem ser acessados em caso de piora dos sintomas, entre outras informações.

    Confira os testes disponíveis em Itajaí

    Para os pacientes sintomáticos

    RT-PCR (coleta com cotonetes): Detecta a presença da infecção quando ainda está ativa no organismo e são realizados entre o 3º e o 7º dia de sintomas.

    Testes Rápidos e Sorológico Venoso: Ambos realizados a partir do oitavo dia de sintomas.

    Tanto o teste rápido quanto o sorológico são feitos por meio da coleta de sangue e indicam se o paciente está com o vírus ativo (IgM) ou se já teve a doença (IgG). É importante lembrar que os testes são realizados em Itajaí de acordo com a avaliação e solicitação do médico. Não é o paciente que define qual teste irá realizar.

    Locais e tipos de testes disponíveis

    Testes disponíveis na rede municipal de saúde para pacientes sintomáticos, após avaliação clínica

    CIS (Centro de Triagem): Testes rápidos, sorológicos e RT-PCR

    Unidades básicas de saúde: Testes rápidos de segunda a sexta-feira

    UPAs (Unidades de Pronto Atendimento): Testes rápidos

    Centreventos: Testes rápidos mediante agendamento pelo WhatsApp (47) 3249-5522 ou no telefone 3247-9739

    Resultados

    Teste rápido: em até 20 minutos.

    Teste sorológico: em 24 horas. O paciente realiza a coleta em um dia e busca no outro.

    PCR: em média, após três dias da coleta. Porém, como o exame é encaminhado ao

    Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a entrega é de acordo com os prazos do laboratório.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas