Cuidar do coração é uma tarefa que deve começar cedo, e agora uma tecnologia inédita promete facilitar essa missão preventiva. Uma nova calculadora online gratuita foi lançada para ajudar adultos mais jovens a prever e compreender o seu risco de sofrer um evento cardíaco nas próximas três décadas.

Continua depois da publicidade

Diante do aumento preocupante de casos de obesidade, diabetes e hipertensão entre os jovens, cientistas da Northwestern Medicine desenvolveram essa ferramenta pioneira.

O objetivo principal é identificar precocemente os riscos a longo prazo, ajudando a reduzir a incidência de doenças cardíacas, que continuam sendo a principal causa de morte em todo o mundo.

Projetada especificamente para pessoas de 30 a 59 anos, a calculadora utiliza indicadores comuns de saúde para oferecer uma análise personalizada. Entre os dados considerados estão a pressão arterial, níveis de colesterol, histórico de tabagismo, diabetes e função renal.

Continua depois da publicidade

Como a ferramenta avalia sua saúde

O funcionamento da calculadora é simples e intuitivo. A pessoa deve acessar o site nwkhanlab.shinyapps.io/percentiles e após inserir as informações solicitadas, o sistema exibe uma classificação percentual do usuário em comparação com 100 pessoas da mesma idade e sexo, além de apresentar um gráfico explicativo. Essa abordagem visual visa facilitar o entendimento sobre a saúde cardiovascular.

A autora sênior do estudo, Sadiya Khan, professora de Epidemiologia Cardiovascular na Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, explica ao jornal norte-americano The Sun a lógica por trás do método: “Estamos todos acostumados com percentis para testes padronizados ou quando consultamos as tabelas de crescimento de nossos filhos.”

Ela complementa destacando a inovação do projeto: “Mas esta é a primeira vez que os percentis foram traduzidos e aplicados ao risco de longo prazo de doenças cardíacas.”

Continua depois da publicidade

Um alerta necessário para os jovens

Para muitas pessoas que estão na faixa dos 30 ou 40 anos, problemas no coração parecem uma realidade distante.

No entanto, análises anteriores mostram que um em cada sete jovens adultos que apresentam baixo risco em um horizonte de 10 anos, na verdade, enfrentam um risco elevado ao se considerar um período de 30 anos.

Portanto, a ferramenta atua como um despertador para a mudança de hábitos. “Quando um paciente vê que está no percentil 90, esperamos que isso sirva como um alerta de que o risco começa cedo e que os esforços e atividades de prevenção podem reduzir esse risco e não devem ser adiados”, pontua Khan.

Continua depois da publicidade

Prevenção como investimento futuro

Prever o risco a longo prazo permite que médicos e pacientes priorizem esforços preventivos, como mudanças no estilo de vida ou o início de terapias.

Khan faz uma analogia interessante para explicar a importância da antecipação: “Não queremos esperar até que seja tarde demais e alguém já tenha sofrido um evento adverso. Pense nisso como uma poupança para a aposentadoria. Temos que começar agora.”

O estudo analisou dados de quase 8.700 adultos americanos sem doenças cardiovasculares prévias. Utilizando equações avançadas da American Heart Association, os pesquisadores conseguiram projetar o risco de ataques cardíacos, insuficiência cardíaca ou acidentes vasculares cerebrais.

Continua depois da publicidade

Diferenças entre homens e mulheres

Os resultados apontaram que, de modo geral, os homens apresentam um risco maior a longo prazo. Contudo, as mulheres não estão isentas de preocupação. Khan salientou que “o risco de doenças cardíacas para as mulheres aumenta com o tempo”.

Por isso, a personalização da análise é fundamental. “É por isso que ter ferramentas específicas para cada sexo, como esta calculadora de percentil, é importante”, acrescentou a pesquisadora. Vale lembrar que a ferramenta serve para incentivar conversas com profissionais de saúde e não substitui o atendimento clínico especializado.

Você pode se interessar também em ler mais sobre saúde vascular e as 3 frutas que limpam as artérias e fazem bem para o coração.

Continua depois da publicidade