Meta diária de proteínas. Se você se preocupou com sua alimentação ou procuro um estilo de vida mais saudável nos últimos meses, já deve ter ouvido essa expressão. A preocupação com a ingestão de proteínas aumentou nos últimos meses e ela se tornaram o macronutriente mais importante das dietas.
Continua depois da publicidade
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dieta com proteínas ajuda a prevenir a perda de massa muscular, por isso deve ser observada com atenção por pessoas idosas ou com doenças crônicas.
A meta diária de proteínas virou uma febre depois que se detectou que 10% das pessoas no mundo não ingerem proteína suficiente, conforme o Relatório Global de Nutrição de 2021.
Meta de proteína diária: por que está todo mundo em busca disso?
Continua depois da publicidade
Por que as pessoas estão consumindo mais proteínas?
Veja três alimentos que possuem alto teor de proteínas e podem ajudar na sua meta diária.
Iogurte
O iogurte não é uma grande novidade no cardápio das pessoas, principalmente dos brasileiros, que adotaram esse laticínio há tempos no café da manhã.
Iogurte é rico em cálcio, gorduras saudáveis e proteína. Tem vitaminas do complexo B, minerais como fósforo, potássio e magnésio. As proteínas do iogurte são de alto valor biológico e em aminoácidos essenciais, como a leucina. Estima-se que 100g de proteína tenha quatro gramas de proteína.
Continua depois da publicidade
Microalgas
As microalgas além do alto teor de proteínas também desempenham um papel importante quando pensamos na alimentação do futuro. Em alguns casos, os tipos de algas podem ter até 70% do peso seco em proteína de alta qualidade.
Além disso, são ótimas para pessoas mais velhas pois são ricas em ômega-3, que é importante em vários aspectos.
Ovos
Ovos são fontes de proteína baratas e acessíveis para a maioria da população. São mais baratos que carnes magras e peixes e bem mais versáteis na hora de cozinhar, podendo ser implementado em diversos tipos de receitas.
Continua depois da publicidade
Um ovo tem seis gramas de proteína, 70 calorias, e é rico em vitamina B12, riboflavina e vitamina D.
Leia também
Aprenda a fazer o corte certo no frango para ter uma carne macia e suculenta
Conheça o chá anti-inflamatório que ajuda a ganhar massa muscular e a emagrecer