Santa Catarina está em alerta de perigo para tempestade e de perigo potencial para declínio de temperatura, informa um boletim do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) emitido na manhã desta sexta-feira (5). O aviso é válido até as 6h de domingo (7).
Continua depois da publicidade
De acordo com o Inmet, o declínio entre 3ºC e 5ºC de temperatura pode causar “leve risco à saúde”. O alerta é válido para todas a regiões do Estado. Já às chuvas podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
SC tem o inverno mais frio dos últimos 25 anos, aponta levantamento
Relembre dias de neve neste ano em SC
Frio atinge SC nos próximos dias
A Defesa Civil de Santa Catarina também informou sobre a queda de temperatura que atinge Santa Catarina nos próximos dias. No Extremo-Oeste, Planalto e Litoral Sul, os termômetro devem ficar na casa dos 10°C no período da tarde desta sexta-feira. O risco relacionado ao declínio das temperaturas é moderado
No sábado (6), a chuva continua atuando em áreas da metade leste do Estado, sobretudo entre o Planalto Norte, Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí. O risco é baixo para ocorrências relacionadas a alagamentos.
Continua depois da publicidade
Nas demais regiões catarinenses a chuva cessa, mas o tempo continua fechado e as temperaturas ficam baixas ao longo do dia. No amanhecer, as mínimas variam de 7°C a 12°C na maioria das áreas e ficam em torno dos 3°C na Serra. À tarde, as máximas ficam na casa dos 18°C no Oeste e não passam dos 15°C nas demais regiões. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas.
O frio continua no domingo (7) em Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, as mínimas são de 7°C a 12°C no Extremo-Oeste e planaltos, e em torno dos 14°C no litoral. No período da tarde, o sol volta a aparecer no Oeste e os termômetros se aproximam dos 20°C. No Litoral Sul, as máximas ficam em torno dos 18°C, mas nas demais regiões não passam dos 15°C.
A expectativa é de que as temperaturas voltem a aumentar entre segunda (8) e terça-feira (9).
Leia mais
Cadê o sol? Dois a cada três dias foram de chuva em Florianópolis em 2025
Primavera antecipada e “quase” La Niña devem marcar o tempo a partir de setembro em SC













