A chuva marcou presença em Florianópolis nos primeiros oito meses do ano. Segundo um levantamento feito pela Epagri/Ciram, a pedido do NSC Total, a precipitação marcou 153 dos 246 dias do ano, registrados até 3 de setembro de 2025. Ou seja, a cada três dias, dois tiveram o fenômeno.
Continua depois da publicidade
Assim, conforme o levantamento, apenas 93 dias do ano foram de sol em Florianópolis. Para que o dia seja considerado chuvoso, é necessário que tenha uma precipitação acima de um milímetro, informa a Organização Mundial Meteorológica (OMM).
Entre 1° de janeiro e 3 de setembro deste ano, junho foi o mês mais chuvoso em Florianópolis, com registro de precipitação em 22 dias, segundo a estação da Epagri em Carijós. Na sequência estão maio (20), agosto (20), janeiro (19) e fevereiro (19).
Como consequência, março e abril foram os meses com a maior presença do sol, com 16 e 14 dias sem chuva, respectivamente.
Veja o registro de chuva por mês em Florianópolis
- Janeiro – 19 dias com chuva
- Fevereiro – 19 dias com chuva
- Março – 15 dias com chuva
- Abril – 16 dias com chuva
- Maio – 20 dias com chuva
- Junho – 22 dias com chuva
- Julho – 19 dias com chuva
- Agosto – 20 dias dias com chuva
- Setembro (até o dia 3) – 3 dias com chuva
Continua depois da publicidade
Relembre os dias com forte chuva em Florianópolis em 2025
O ano de 2025 começou com forte chuvas em Florianópolis. Nos dias 16 e 17 de janeiro, a Capital registrou 375,6 milímetros em 48 horas, com danos registrados em 145 ruas e pessoas ilhadas. Na ocasião, uma cratera se abriu no Caminho dos Açores e um motorista acabou sendo “engolido”. Ele foi resgatado e não se feriu.
Em abril, a cidade entrou em estado de atenção devido às fortes chuvas. De acordo com a Defesa Civil municipal, a Capital registrou mais de 70 milímetros de chuva em 6 horas, com transtornos em diversas regiões. Os fortes temporais também deixaram deixaram uma família ilhada em uma casa nos Ingleses, no Norte de Florianópolis.
Fotos mostram alagamentos em Florianópolis neste ano
Chuvas devem marcar o tempo em SC em setembro
Setembro deve ter “cara” de primavera em Santa Catarina em relação às chuvas antes mesmo da chegada da estação no dia 22. Isso porque a previsão indica que o tempo ficará fechado em boa parte das próximas semanas. Depois, as características de uma “quase” La Niña devem inverter o cenário, especialmente no Oeste.
Continua depois da publicidade
A previsão trimestral foi feita por meteorologistas de diferentes instituições do Estado que analisaram modelos meteorológicos durante a reunião do Fórum Climático. Setembro, inclusive, foi o mês que apresentou as maiores incertezas aos profissionais devido à influência de diferentes fatores.
De modo geral, o indicativo é que o mês tenha chuvas com frequência, algo típico da primavera. Não são esperados grandes volumes, mas é importante lembrar que a estação é conhecida pelo aumento na quantidade de precipitação nas regiões em comparação ao inverno. Outubro e novembro, que também são meses chuvosos, devem ficar mais “equilibrados”, ou seja, dentro da média, nos pontos mais próximos ao Litoral e abaixo no Oeste por conta de uma famosa característica em uma porção do Oceano Pacífico: a La Niña.
Leia mais
Primavera antecipada e “quase” La Niña devem marcar o tempo a partir de setembro em SC
 
				 
                                     
                            
                            








