O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou uma série de alertas para os eventos climáticos decorrentes do ciclone que irá atingir estados do Sul e do Sudeste entre domingo (16) e segunda (17). Somente Santa Catarina tem um “combo” de cinco avisos para tempestade, chuvas intensas e ventos costeiros.
Continua depois da publicidade
O Paraná tem cinco alertas ativos, os mesmos de Santa Catarina. Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul também devem ser atingidos pelos eventos climáticos.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a frente fria é associada a um ciclone que irá se formar sobre o oceano Atlântico, entre o Uruguai e a Argentina. O fenômeno, no entanto, não deve causar condições de tempo severas como o ciclone da última sexta-feira (7), que se formou sobre a região Sul do Brasil e causou estragos em várias cidades de Santa Catarina.
Veja os alertas
Chuva forte e ventos superiores a 100 km/h
O alerta mais grave é o vermelho, de “grande perigo” para tempestade, que engloba Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul e é válido entre 9h de domingo e 3h de segunda.
O aviso indica chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário, conforme o Inmet.
Continua depois da publicidade
Ventos costeiros
O litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também estão em alerta laranja de “perigo” para ventos costeiros. O aviso é válido entre meia-noite de domingo e 18h de segunda.
Segundo o Inmet, há previsão de inntensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.
Dois alertas de tempestade
Estão ativos também dois alertas laranjas, de “perigo”, para tempestade no Brasil. Ambos indicam chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O primeiro alerta começa 1h de domingo e engloba seis estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso. Já o segundo começa 8h de segunda e inclui Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Continua depois da publicidade
Chuvas intensas
O Inmet também alerta para chuvas intensas de entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). O aviso é válido entre este sábado (15) e 9h de domingo.
O alerta engloba dez estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Conforme o Inmet, há risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.






