A Defesa Civil emitiu um comunicado na manhã deste sábado (15) aumentando o alerta de amarelo para laranja em relação à frente fria que irá atingir Santa Catarina entre domingo (16) e segunda-feira (17). O fenômeno é associado a um ciclone que irá se formar sobre o oceano Atlântico, entre o Uruguai e a Argentina.

Continua depois da publicidade

As regiões em alerta laranja incluem o Oeste e partes da Serra, do Vale do Itajaí e do Planalto Norte. Já a metade Leste do Estado, na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul e partes da Serra, do Vale do Itajaí e do Planalto Norte, está em alerta amarelo.

A previsão indica temporais acompanhados por raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo. Há risco de moderado a alto para ocorrências associadas à destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.

Segundo a Defesa Civil, o novo ciclone não deve causar condições de tempo severas como o fenômeno da última sexta-feira (7), que se formou sobre a região Sul do Brasil e causou estragos em várias cidades de Santa Catarina.

O que diz a Defesa Civil

Continua depois da publicidade

Veja como ciclone irá atingir SC

Os temporais iniciam já no início da tarde de domingo, em áreas do Oeste e Planaltos, devido ao calor e umidade, antes da frente fria se aproximar. Entre o final da tarde e a noite, com a aproximação da frente fria, os temporais ganham força no Oeste e Sul catarinense, na divisa com o Rio Grande do Sul.

Entre a noite de domingo e madrugada da segunda-feira, os temporais se espalham para as demais regiões do Estado. No decorrer da segunda-feira, a condição para temporais mais intensos perde força, mas a chuva pode vir intensa em alguns momentos, especialmente no nordeste catarinense.

Saiba o que é um ciclone