nsc
dc

Frio e quente

Tempo bipolar faz SC ter 30 °C e frio intenso com temperaturas negativas na mesma semana

Final de semana será de calor no Estado, mas uma terceira onda de frio chegará em seguida

23/07/2021 - 11h26 - Atualizada em: 23/07/2021 - 12h47

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Mueller
Oscilação no clima durante o inverno é comum em Santa Catarina
Oscilação no clima durante o inverno é comum em Santa Catarina
(Foto: )

Após um início de semana com recorde de temperaturas mínimas em Santa Catarina, os próximos dias serão de calor, e os termômetros podem chegar aos 30 °C. No entanto, uma terceira onda de frio intenso atingirá o Estado a partir de terça-feira (27). Entenda esse vaivém de temperaturas em SC e o que esperar para a próxima semana. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Conforme o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, a previsão do tempo indica que o final de semana será ensolarado, com calor em todo o Estado. As temperaturas máximas devem variar entre 25 a 30°C na tarde de domingo (25) e segunda (26), no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral. 

Já na terça-feira (27), a terceira onda de frio do inverno de 2021 chega em SC, com previsão de mínimas abaixo de zero durante a próxima semana na Serra e no Oeste. 

Frio, quente e frio de novo 

A oscilação no tempo durante o inverno é comum em Santa Catarina, por conta da posição em que o Estado está localizado. O frio vem rápido, mas também vai embora com a mesma velocidade.  

— Na região em que o Estado está posicionado, temos influências das massas de ar tanto tropicais quanto extratropicais. Nosso inverno não é frio o tempo todo. Passa uma frente fria, acompanhada de uma massa de ar frio que diminui a temperatura durante três a cinco dias, e se desloca até o oceano. Em seguida as temperaturas se elevam até uma nova frente fria passar — explica a meteorologista da Epagri, Gilsânia de Souza Cruz. 

Apesar da mudança repentina nas condições do tempo ser comum, a meteorologista explica que algumas vezes, entre a passagem de uma frente fria e outra, não há tempo de esquentar tanto. Mas dessa vez, serão três dias que as temperaturas estarão em elevação, até a chegada da nova onda de ar frio. 

Como se proteger da mudança de temperatura 

Atenção à alimentação 

Como o corpo gasta muita energia para se esquentar durante o frio repentino, a dica dos nutricionistas é consumir alimentos saudáveis com alto teor calórico, como abacate, caqui, abóbora e batata-doce.  

Já para o calor, a recomendação é apostar nos alimentos leves e com bastante água, para garantir a hidratação, como melancia, tomate e folhas. 

Hidrate-se 

Manter o corpo hidratado hidratado, tanto no calor, quanto no frio, o que ajuda na adaptação das mudanças bruscas de temperatura. Tenha sempre uma garrafa de água por perto! 

Use roupas adequadas 

Por mais que possa parecer estranho usar chinelo em um dia e outro, tirar a botas do armário, é preciso usar roupas adequadas para cada temperatura. Dessa forma, evita possíveis resfriados e alergias.  

Evite o choque térmico 

A oscilação de temperaturas é bastante agressiva para pessoas que têm as vias respiratórias sensíveis. Evite sair de um lugar abafado para um gelado sem proteger nariz e boca com a blusa ou um cachecol e não espere estar em contato com o ar frio para se agasalhar.

Leia também

Terceira dose da vacina contra Covid será necessária?

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Colunistas