Os tempos de TV dos candidatos ao governo de Santa Catarina nas Eleições 2022 foram divulgados oficialmente nesta sexta-feira (19) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). A definição ocorreu em uma reunião que sorteou a ordem de exibição do primeiro dia de propaganda eleitoral em rádio e TV, marcado para 26 de agosto. A partir do segundo dia, a ordem segue um esquema de rodízio.

Continua depois da publicidade

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os critérios de divisão do tempo de propaganda em rádio e TV estão descritos na legislação eleitoral. Do tempo total, 90% é dividido conforme o número de vagas ocupadas pelos partidos na Câmara dos Deputados. Os outros 10% são distribuídos igualitariamente, entre os partidos com candidatos para o cargo em questão.

Uma novidade para este ano é que será exigido o cumprimento da chamada cláusula de barreira para os partidos terem acesso ao tempo de rádio e TV. Com isso, dois candidatos ao governo de SC ficarão de fora da propaganda eleitoral: Leandro Borges (PCO) e Professor Alex Alano (PSTU). As duas legendas não tiveram deputados eleitos nas eleições de 2018. O mesmo ocorre com os postulantes dessas siglas ao Senado.

Continua depois da publicidade

Pela ordem sorteada nesta sexta, o primeiro candidato a governador a ter propaganda exibida no dia inicial da propaganda em rádio e TV é Jorginho Mello (PL), seguido por Gean Loureiro (União Brasil) e Jorge Boeira (PDT).

Foi anunciada também a divisão de tempo dos candidatos ao Senado, que têm bloco de cinco minutos (confira os tempos abaixo). O tempo de TV dos candidatos a presidente foi divulgado na quinta-feira (18), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como foi o debate dos candidatos ao governo de SC na CBN

Entenda detalhes da propaganda em rádio e TV

O horário eleitoral é dividido em blocos e inserções. A propaganda em bloco ocorre duas vezes por dia, com duração de 25 minutos. Candidatos à Presidência da República têm 12 minutos e meio de tempo total, assim como o espaço destinado a deputado federal. Os cargos de governador e deputado estadual têm 10 minutos cada um. A propaganda para senador prevê tempo total de 5 minutos.

Segundas, quartas e sextas, a propaganda em bloco é destinada a senadores, governadores e deputados estaduais. Terças, quintas e sábado, é a vez dos candidatos a presidente e a deputado federal.

Continua depois da publicidade

No rádio, o horário eleitoral ocorre das 7h às 7h25min e das 12h às 12h25min. Na televisão, a veiculação é feita das 13h às 13h25min e das 20h30min às 20h55min.

Além das propagandas em bloco, há as chamadas inserções. São 70 minutos diários divididos entre os candidatos e partidos, seguindo os mesmos critérios.

Tempos de propaganda em rádio e TV

Governador de SC

Gean Loureiro (União Brasil) — 2 minutos e 23 segundos

Décio Lima (PT) — 2 minutos e 12 segundos

Moisés (Republicanos) — 1 minuto e 49 segundos

Esperidião Amin (PP) — 1 minuto e 40 segundos

Jorginho Mello (PL) — 43 segundos

Jorge Boeira (PDT) — 37 segundos

Odair Tramontin (Novo) — 16 segundos

Ralf Zimmer (Pros) — 16 segundos

Senador

Raimundo Colombo (PSD) — 1 minuto e 11 segundos

Dário (PSB) — 1 minuto e 5 segundos

Celso Maldaner (MDB) — 54 segundos

Kennedy Nunes (PTB) — 49 segundos

Jorge Seif (PL) — 21 segundos

Hilda Deola (PDT) — 18 segundos

Afrânio Boppré (PSOL) — 9 segundos

Luiz Barboza (Novo) — 8 segundos

Tudo sobre as Eleições 2022; assista

Leia também

TSE recua e decide voltar a apresentar descrição de bens dos candidatos

Continua depois da publicidade

Quem são todos os candidatos por Santa Catarina nas Eleições 2022

Estratégias de candidatos de SC passam por eleição nacional e rotina do catarinense

Destaques do NSC Total