Nesta terça-feira (14), apesar do céu voltar a ficar ensolarado, as temperaturas caem drasticamente em todo o Estado. A queda na temperatura começa pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e se estende para o restante das regiões até o fim do dia. Segundo a Epagri/Ciram, as temperaturas mínimas podem chegar a 0°C no Planalto Sul, ficam próximas dos 6°C na Serra catarinense, variam entre 9°C e 11°C no Grande Oeste e Grande Florianópolis serrana. Nas demais regiões os termômetros ficam entre 12°C e 16°C.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O dia começa com presença de nebulosidade e chuva no Norte catarinense, ainda associada à passagem da frente fria da última semana. Entretanto, o sistema se afasta de Santa Catarina no decorrer do dia, dando espaço a uma massa de ar frio e seco associada a um sistema de alta pressão atmosférica. Essas condições favorecem o predomínio do sol em todas as regiões do Estado.

O Litoral Norte é a região com previsão de queda mais significativa das temperaturas, já que na segunda os termômetros chegaram aos 35°C e nesta terça-feira (14), a temperatura máxima não deverá passar dos 15°C.

Os ventos estarão mais fortes nas áreas próximas ao litoral, soprando do quadrante sul/sudeste com velocidade média de 15 a 25 km/h e com rajadas que devem oscilar entre 50 e 70 km/h, podendo pontualmente superar estes valores nas áreas costeiras. 

Continua depois da publicidade

A condição de agitação marítima observada nos últimos dias permanece. As ondas de sul terão alturas entre 2m e 3m e picos de até 4m (em alto mar) entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5m no Litoral Norte. Segundo o alerta da Defesa Civil, o risco para ocorrências relacionadas à ressaca marítima é alto.

Alerta da Defesa Civil
Alerta para ressaca marítima (Foto: Defesa Civil)


À tarde, as temperaturas sobem pouco e as máximas ficam entre 14°C e 17°C na maioria das regiões. Nos pontos mais elevados do Estado, os termômetros não devem passar dos 12°C.

Na quarta-feira (15), o amanhecer será ainda mais frio, com mínimas entre 0°C e 5°C entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana. Nos pontos mais altos da Serra, as temperaturas podem atingir valores negativos, com possibilidade de formação de geada.

No litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte as mínimas variam de 8°C a 12°C.  Na tarde de quarta, o ar frio perde força e as temperaturas voltam a subir.

Continua depois da publicidade

Veja as temperaturas em cada região nesta terça