Santa Catarina está sob três alertas meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (22): chuva intensa, declínio de temperatura e ventos costeiros. Os avisos abrangem praticamente todas as regiões do Estado e acompanham a passagem de uma frente fria que deve provocar temporais isolados antes da chegada de uma intensa massa de ar polar.

Continua depois da publicidade

O alerta de chuva intensa, válido até as 23h59min desta segunda-feira, é classificado como de “perigo potencial” e abrange as regiões Oeste, Norte, Sul, Vale do Itajaí, Serra e Grande Florianópolis. Segundo o Inmet, são esperados acumulados entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia, acompanhados por ventos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas atmosféricas.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que a instabilidade está associada ao avanço de uma nova frente fria sobre o Estado. Os temporais começaram ainda durante a madrugada nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e no Extremo Oeste e devem avançar para as demais regiões ao longo do dia.

De acordo com uma atualização meteorológica divulgada às 10h desta segunda-feira, os temporais podem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais é considerado baixo a moderado, dependendo da região.

O que fazer em caso de chuva forte, segundo o Inmet

Continua depois da publicidade

Frio chega logo após a chuva

Além das instabilidades, o Inmet também emitiu um alerta de declínio de temperatura para praticamente todo o território catarinense. O aviso começou à 0h01min desta segunda-feira e segue até o fim do dia, indicando queda entre 3°C e 5°C, com leve risco à saúde.

Segundo a Defesa Civil, a mudança ocorre logo após a passagem da frente fria, quando uma massa de ar frio e seco de origem polar avança rapidamente pelo Estado. As temperaturas já caem ao longo da noite desta segunda-feira, especialmente no Oeste e nos Planaltos, onde os termômetros devem marcar entre 0°C e 7°C.

Na Serra, as temperaturas pela manhã já ficaram entre 0°C e 10°C, enquanto no restante do Estado variaram entre 8°C e 15°C.

Litoral entra em alerta para ventos costeiros

Um terceiro aviso do Inmet alerta para a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas entre esta segunda-feira e a noite de terça-feira (23). O fenômeno afeta a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Sul catarinense. Segundo o órgão, os ventos podem movimentar dunas de areia sobre construções localizadas na orla. O alerta também é classificado como de perigo potencial.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil destaca que, com o avanço da massa de ar polar, o vento sul ganha força na terça-feira, mantendo o mar agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. As ondas podem atingir entre dois e 2,5 metros.

Veja os alertas vigentes

Frio e tempo firme: o que esperar para os próximos dias em SC

Após a passagem da frente fria, o frio deve se intensificar em Santa Catarina. Na terça-feira, ainda há possibilidade de chuva fraca e isolada nas regiões mais próximas do litoral durante a manhã, mas o tempo volta a ficar firme ao longo do dia.

As temperaturas podem ficar abaixo de zero em algumas áreas do Estado, especialmente entre o Grande Oeste, os Planaltos e regiões de serra. Há previsão de geada ampla nessas regiões e risco moderado para ocorrências associadas ao frio intenso.

Continua depois da publicidade

Na quarta-feira (24), a massa de ar polar se estabelece sobre Santa Catarina e mantém o tempo seco e ensolarado. As mínimas devem ficar negativas em grande parte dos Planaltos, Meio-Oeste e áreas serranas, podendo atingir até -6°C nos pontos mais altos da Serra catarinense. A geada deve ocorrer de forma generalizada em praticamente todo o Estado, com exceção da faixa litorânea.

Segundo a Defesa Civil, o frio intenso aumenta o risco de desconforto térmico, hipotermia, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e até congelamento de pistas em áreas mais suscetíveis.

Veja fotos das geadas que já atingiram a Serra de SC neste ano

Entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26), o predomínio do ar frio e seco mantém o tempo firme em todas as regiões catarinenses. As madrugadas seguem geladas, com condições favoráveis para geada ampla no Grande Oeste e nos Planaltos, enquanto as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 18°C a 20°C em boa parte do Estado.

Continua depois da publicidade