Antes da aproximação da massa de ar seco e frio que derrubará as temperaturas e até trará neve para algumas regiões de Santa Catarina nesta semana, o tempo ficará instável a partir da tarde desta terça-feira (27). Até a manhã de quarta (28), há risco para temporais com vendaval, raios e eventual queda de granizo, segundo a Defesa Civil estadual.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A condição deixa o Estado em risco entre moderado e alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos, especialmente no Grande Oeste e nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, onde as tempestades tendem a ser mais intensas.
Com neve chegando a SC, local famoso pelo frio extremo proíbe que pessoas durmam no local
Veja as regiões em risco

Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com a Defesa Civil, as instabilidades começam no Extremo Oeste a partir do final da tarde da terça-feira, e avançam para as demais regiões até a manhã de quarta-feira.
Veja o que a Defesa Civil e o Inmet recomendam para episódios de temporais
- Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta;
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes;
- Evite enfrentar o mau tempo;
- Observe alteração nas encostas;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Chuva se estende pelas regiões catarinenses na quarta-feira
Inverno antecipado em SC
A partir do início da tarde de quarta-feira, os catarinenses poderão sentir uma queda brusca nas temperaturas, que “antecipam” o inverno e até trazem neve para algumas regiões. Esse frio intenso deve permanecer no Estado até domingo (1º), especialmente entre as noites e manhãs.
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira, o sol ainda aparece entre muitas nuvens no Estado. Mas, com máximas próximas de 30°C no Oeste, há previsão de chuva a partir da tarde, do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, com temporais, rajadas de vento e granizo.
Na quarta, a chuva se estende às demais regiões no decorrer do dia, devido ao deslocamento de uma frente fria no Estado, ainda com risco de temporais, com chuva forte em alguns momentos. Já durante a tarde, o declínio acentuado das temperaturas começa a partir do Oeste e avança para as demais áreas até a noite, devido a uma intensa massa de ar polar acompanhando a frente fria.
Essa intensa massa de ar seco e frio que atinge o Sul do Brasil derruba as temperaturas mínimas, que podem ficar abaixo de 0°C nas regiões mais altas de Serra, variando entre 1°C e 5°C nos Planaltos e Meio-Oeste, ficando em torno de 5°C no Extremo Oeste e em torno de 10°C no Litoral e áreas próximas.
Entre a quarta e a quinta-feira (29), os ventos ficam intensos na metade leste catarinense, deixando a sensação térmica ainda mais baixa, especialmente no Litoral e no Planalto Sul.
Continua depois da publicidade
A combinação do tempo úmido e o frio mais intenso favorece a condição de neve em localidades mais altas da Serra, especialmente entre a tarde e noite de quinta-feira. Apesar da presença do sol, as temperaturas continuam baixas em todas as regiões, com mínimas ficando próximas de 1°C nas áreas mais altas da Serra, variando entre 8°C e 14°C no Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, entre 4°C e 8°C no Oeste e Extremo Oeste e variando entre 2°C e 6°C entre os Planaltos e Meio-Oeste. As máximas não devem passar dos 17°C em todo o Estado.
Na sexta-feira (30), o tempo fica mais seco com chance de geada ampla por toda Santa Catarina, e ventos de sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no litoral e sul do Estado, na madrugada e manhã, com o ciclone extratropical afastando-se em direção ao mar.
O frio intenso permanece até, pelo menos, domingo (1º), especialmente entre as noites e manhãs, com condições favoráveis para a formação de geada ampla no Estado durante estes dias. A tarde, as máximas não passam dos 20°C.
Mar terá ressaca e ondas de até 4 metros
Nesta segunda-feira (26), a Marinha do Brasil emitiu uma nota informado que a passagem da frente fria poderá afetar a faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre as cidades de Chuí (RS) e Florianópolis, com ventos de direção Sudoeste a Sul e intensidade de até 85 km/h entre as manhãs de quarta e quinta-feira.
Continua depois da publicidade
O fenômeno climático também poderá provocar ressaca, com ondas de direção Sul a Sudeste e altura até quatro metros também durante o mesmo período, segundo a Marinha.
“Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio“, finaliza o comunicado.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Como prefeituras de SC estão se preparando para acolher pessoas em situação de rua no frio
À espera do frio: veja como fica o tempo em SC a cada dia desta semana
 
				 
                            
                            



