O calorão que atingiu Santa Catarina na última semana veio seguido de uma frente fria que promete fortes temporais em boa parte do Estado. Segundo alerta da Defesa Civil, há previsão de acúmulo de 200 milímetros de chuva entre esta terça e quarta-feira (12). O risco é alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo a Defesa Civil, ao longo desta terça-feira (11), instabilidades provocam temporais isolados entre o Grande Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e Norte catarinense. Assim, o risco é moderado para alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos. A situação do temporal, porém, começa a piorar durante a noite.
Litoral de SC tem previsão para temporais com 150 milímetros de chuva e risco de alagamentos
Empresa dona de ácido sulfônico fecha acordo e paga valor milionário após acidente em Joinville
Continua depois da publicidade
A chuva ganha força e passa a ocorrer de maneira persistente, em alguns momentos, a partir da noite de terça, se estendendo ao longo da quarta-feira (12), conforme as instabilidades avançam em direção ao litoral. Com isso, entre a Grande Florianópolis, Litoral Sul, Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí, o risco é alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Os volumes de chuva previstos variam, no geral, entre 100 e 150 milímetros, podendo chegar pontualmente na casa dos 200 milímetros.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta para o grande volume de acumulado de chuva e reforçou o risco para alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Inclusive, ainda no domingo (9), a frente fria que chega a SC já causou estragos por conta de alagamentos que atingiram cidades como Brusque, Garuva, Itajaí, Tubarão e Capivari de Baixo, por exemplo.
Veja fotos dos estragos causados pelas chuvas em SC
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil explica que a chuva prevista para os próximos dias está associada a um sistema de baixa pressão combinado com a atuação da circulação marítima no litoral catarinense. Neste período, o tempo se mantém nublado e chuvoso, principalmente nas áreas litorâneas e parte do Vale do Itajaí.
Além dos temporais, a frente fria altera o valor marcado nos termômetros. As temperaturas máximas que beiravam os 40°C na última semana não devem passar dos 27°C. As mínimas ficam em torno dos 12°C no Planalto Sul.
Veja o que a Defesa Civil e o Inmet recomendam para episódios de temporais
- Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta;
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes;
- Evite enfrentar o mau tempo;
- Observe alteração nas encostas;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Leia também
Por que cidade do litoral de SC divide placas em azul e verde
Novo edital para áreas de escape em SC deverá “reposicionar” curva
Aposta de Barra Velha deixa morador milionário ao acertar números na Quina de R$ 23 milhões