Um forte temporal atingiu diversas cidades do Sul de Santa Catarina na tarde de terça-feira (13) e provocou transtornos em diferentes municípios da região. Em Nova Veneza, a chuva intensa, com cerca de 40 milímetros em aproximadamente uma hora, causou alagamentos, queda de árvores e danos em estruturas públicas.

Continua depois da publicidade

No Centro da cidade, algumas ruas ficaram alagadas, dificultando o deslocamento de motoristas e pedestres ao longo da tarde. Também houve registro de queda de árvores em diferentes pontos do município. No bairro Garuvinha, a força do vento provocou o destelhamento de um centro comunitário.

Os transtornos ocorreram no mesmo dia em que a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas de tempestade severa para a região, com risco de rajadas de vento, granizo, raios, alagamentos e enxurradas.

Em Siderópolis, o temporal também causou danos. Segundo o prefeito Franqui Salvaro, uma parede caiu sobre um homem, que precisou ser atendido pelo Corpo de Bombeiros.

— O Corpo de Bombeiros veio, o levou. Mas ele está bem, foi mais um susto — afirmou. Ainda conforme a prefeitura, foram registrados alagamentos em dois bairros, mas a situação está sob controle.

Continua depois da publicidade

A chuva registrada na tarde de terça-feira também provocou alagamentos pontuais em Cocal do Sul, com maior impacto no bairro Jardim Elizabeth. Segundo o diretor de Trânsito e coordenador da Defesa Civil do município, Luciano Brolesi, dois pontos foram atingidos, sendo um deles considerado o mais crítico.

— Nesse local, a água chegou entre um metro e um metro e vinte centímetros — explicou.

De acordo com Brolesi, a água invadiu uma residência, uma igreja e uma oficina, com cerca de meio metro de alagamento no interior dos imóveis. Ele relatou que o escoamento foi prejudicado momentaneamente pela obstrução da drenagem.

— O problema ali foi o entulho e a sujeira que acabaram trancando a boca de lobo. Assim que desobstruímos, a água baixou rapidamente — afirmou. A Secretaria de Obras foi acionada para a limpeza da via, que ficou com grande acúmulo de barro e resíduos.

No bairro Jardim Itália também houve registro de acúmulo de água, com lâmina entre 25 e 30 centímetros, mas o volume escoou rapidamente com a diminuição da chuva.

Continua depois da publicidade

Ainda conforme Brolesi, foram registradas quedas de árvores em alguns pontos da cidade, com equipes acionadas para a retirada.

Fotos mostram os estragos do temporal no Sul de SC