Municípios de Santa Catarina registraram destelhamentos e queda de galhos, árvores e postes na madrugada desta segunda-feira (23) devido ao temporal que atingiu o Estado. De acordo com a Defesa Civil, nove cidades do Oeste e do Extremo-Oeste relataram danos. A prefeitura de Abelardo Luz decretou situação de emergência.
Continua depois da publicidade
De acordo com o órgão, as tempestades se organizaram em uma linha de instabilidade — fenômeno caracterizado por um alinhamento de tempestades que se movem juntas, frequentemente associado a ventos fortes e condições meteorológicas adversas. O sistema ganhou maior intensidade na região de Abelardo Luz, conforme a Defesa Civil.
As rajadas de vento tiveram velocidade estimada entre 70 e 80 km/h. Também houve precipitação intensa, de cerca de 20 milímetros em 20 minutos, de acordo com a Defesa Civil.
Em Abelardo Luz, que decretou emergência, vários prédios públicos e privados sofreram danos. O fórumda cidade foi totalmente destruído e os equipamentos eletrônicos, incluindo os computadores, foram danificados pela chuva. Cerca de 180 pessoas retiraram lonas no Corpo de Bombeiros, conforme a prefeitura.
Situação dos municípios
- Palmitos: registro de pontos de alagamento no Centro da cidade.
- Maravilha: registro de pontos de alagamento no Centro da cidade.
- Xaxim: registro de ocorrências de destelhamento de residências e quedas de árvores.
- São Lourenço do Oeste: registro de danos em residências, com distribuição de lonas em andamento pelo município.
- Xanxerê: registro de queda de árvore em via pública.
- Abelardo Luz: registro de danos materiais em edificações públicas e privadas.
- Descanso: registro de destelhamentos e quedas de árvores.
- Abdon Batista: registro de fortes ventos com destruição de uma residência por queda de árvore, bem como danos em 6 outras unidades.
- Campos Novos: registro de fortes ventos, com danos em várias unidades residenciais, com quedas de árvores e vias interditadas.
Continua depois da publicidade
Falta de luz
Também há diversas cidades com falta de luz, principalmente na Serra e no Planalto Norte do Estado. Segundo a Celesc, a região de Lages chegou a ficar com mais de 43 mil unidades consumidoras sem energia. Os locais mais afetados incluem o Centro de Lages e os municípios de São Joaquim, Otacílio Costa, Urubici, entorno de Anita Garibaldi e Bom Retiro.
Já no Planalto Norte, os municípios afetados pela falta de luz foram Mafra, Major Vieira, Santa Terezinha, Irineopolis e Itaiópolis. Em nota, a companhia informou que equipes estão trabalhando para retomar o fornecimento em Santa Catarina.
Veja fotos das ocorrências
Veja a nota da Celesc
“As chuvas que atingem Santa Catarina desde a madrugada desta segunda-feira (23/06) provocaram interrupções no fornecimento de energia elétrica, principalmente em cidades da Serra Catarinense e do Planalto Norte.
Continua depois da publicidade
Na região de Lages, no momento mais crítico da ocorrência, mais de 43 mil unidades consumidoras ficaram sem energia. Os locais mais afetados incluem o centro de Lages e os municípios de São Joaquim, Otacílio Costa, Urubici, entorno de Anita Garibaldi e Bom Retiro.
As Subestações de Anita Garibaldi, São Joaquim e Otacílio Costa foram diretamente impactadas. Nas duas últimas, uma falha na comunicação local comprometeu o funcionamento de diversos religadores automáticos e dificultou o restabelecimento dos sistemas.
Desde a madrugada, equipes técnicas foram mobilizadas para atendimento emergencial nas localidades mais atingidas. Ao longo da manhã, a operação foi reforçada com o aumento no efetivo, antecipação das escalas e intensificação do despacho de veículos de apoio.
Atualmente, 23 equipes leves estão em campo, atendendo a 106 ocorrências registradas, sendo 19 consideradas de maior complexidade (RM’s). As áreas com maior concentração de falhas incluem a região de BRO03 (Urubici e Bom Retiro) e o entorno de Anita Garibaldi.
Continua depois da publicidade
Neste momento, aproximadamente 10 mil unidades consumidoras permanecem sem energia na região.
Já no Planalto Norte, as chuvas seguem desde a madrugada, contribuindo para ocorrências de interrupção no fornecimento de energia. Os municípios afetados são: Mafra, Major Vieira, Santa Terezinha, irineopolis e Itaiópolis. Praticamente todas as ocorrências estão associadas a descargas atmosféricas, cascas de eucalipto e sapé de Pinheiro na rede e demais vegetações e galhos sobre as redes.
Muitas localidades são de difícil acesso, por isso parte das equipes só conseguiram chegar a partir das 7h. Ainda chove muito na região , mas a previsão é de que até o final da manhã cerca de 95% das 2.500 unidades consumidoras que no momento estão sem energia, já estejam com o fornecimento de energia restabelecido.
As regiões Oeste e Meio-Oeste também registra pontos de instabilidade, onde as equipes atuam para normalizar o fornecimento o mais rápido possível.
A Celesc segue com suas equipes mobilizadas para restabelecer integralmente o serviço e agradece a compreensão da população diante das adversidades climáticas.”
Continua depois da publicidade
Leia também
Acidente mata motorista e deixa duas crianças feridas na BR-282, na Grande Florianópolis