O município de Abelardo Luz, no Oeste catarinense, decretou situação de emergência depois do vendaval que atingiu a cidade e afetou casas, construções rurais e prédios públicos. A Defesa Civil local está levantando os estragos, que atingiram diversos bairros da cidade. O decreto foi divulgado nesta segunda-feira (23).

Continua depois da publicidade

Segundo o prefeito de Abelardo Luz, Nerci Santin, a situação foi inédita na cidade. Apesar dos estragos, ninguém se feriu.

— O prejuízo é muito grande, coisas que nunca vimos acontecer no nosso município — afirma Santin. Ele também afirmou que nenhum morador precisou sair de casa, e por isso não foram mobilizados abrigos.

As casas que foram destelhadas já foram cobertas com lonas, cedidas pela Defesa Civil.

— O estrago maior foi em prédios, em cooperativa, prefeitura, fórum da comarca, garagem, estabelecimentos de vacas que eram fechadas com estrebarias, barracões inteiros. Esse foi o maior prejuízo, mas muitos têm seguro — aponta o prefeito.

Continua depois da publicidade

Segundo Luciano Peri, coordenador regional de Defesa Civil da Regional de Xanxerê, cerca de 180 pessoas retiraram lonas no Corpo de Bombeiros, o que “mostra que existe a possibilidade de mais de 180 residências afetadas”.

Ainda conforme o coordenador regional, a equipe da Defesa Civil avalia que o fenômeno que atingiu a cidade foi uma tempestade severa, ou algum outro evento associado. A princípio, o órgão considera que houve “tempestades locais convectivas do tipo vendaval”.

Além de Abelardo Luz, os municípios de Xaxim, São Lourenço do Oeste e Passos Maia também foram afetados.

Leia também

Neve e chuva congelada: metade de SC fica em alerta vermelho para frio intenso