O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (24), que pretende discutir assuntos relacionados às recentes ações dos Estados Unidos a barcos na costa da Venezuela com o presidente americano Donald Trump, “se ele colocar na mesa”. A declaração foi dada em Jacarta, na Indonésia. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Para Lula, “se a moda pega, cada um acha que pode invadir o território do outro para fazer o que quer”.

— Onde é que vai surgir a palavra respeitabilidade à soberania dos países? Então eu pretendo discutir esses assuntos com o presidente Trump se ele colocar na mesa — disse.

Os Estados Unidos vêm fazendo ataques a barcos de supostos traficantes no mar do Caribe. Nesta sexta-feira, o secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, ordenou que o grupo de ataque Gerald fosse enviado para o mar do Caribe.

O Pentágono afirma que o grupo de ataque foi destacado à região da América Latina, e é comporta por um porta-aviões, três destróeires — USS Mahan, USS Bainbridge e USS Winston Churchill —, três esquadrões de caças F-18 e dois esquadrões de helicópteros de ataque MH-60.

Continua depois da publicidade

Lula ainda disse que acha que “falta um pouco de compreensão da questão da política internacional”, em referência a fala de Trump sobre “apenas matar as pessoas que estão levando drogas para o seu país”.

— Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também — disse.

Pouco tempo depois, Lula se retratou sobre a fala referente aos traficantes, após a repercussão negativa.

“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, escreveu.

Continua depois da publicidade