O presidente Lula fez uma publicação nas redes sociais poucas horas depois de dar uma declaração polêmica durante coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia. Ao ser questionado sobre enfretamento às drogas, ele afirmou que traficantes são “vítimas dos usuários” e que seria “mais fácil combater viciados”. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

— Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente, fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também — declarou Lula.

— Ou seja, você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, e tem gente que compra porque tem gente que vende — completou.

O assunto veio à tona durante perguntas sobre falas presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que disse não ser necessária uma declaração de guerra para matar traficantes de drogas. No último mês, o governo dos EUA bombardeou diversas embarcações no Caribe e no Pacífico que estariam transportando drogas, deixando mais de 30 mortos.

Na quinta (23), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), disse estar “com inveja” depois dos bombardeios, e  insinuou que barcou semelhantes estariam navegando no Rio de Janeiro, transportando drogas. “Ouvi dizer que há barcos como esse aqui no Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara, inundando o Brasil com drogas. Você não gostaria de passar alguns meses aqui nos ajudando a combater essas organizações terroristas?”, escreveu.

Continua depois da publicidade

O petista afirma que é preciso “cuidado” dos países no combate às drogas. Na entrevista, Lula disse que discorda de ataques e invasões a outros países com a justificativa de combater o narcotráfico.

A fala, contudo, em que Lula cita os traficantes como “vítimas dos usuários” repercutiu de forma negativa e foi criticada, especialmente pela oposição. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), diz que o governo Lula “prefere passar pano para o crime”.

— É inacreditável. O homem que governa o país defende quem destrói famílias, quem enche os cemitérios e quem espalha violência nas ruas. Para ele, o bandido é vítima e o cidadão de bem é o culpado — disse em uma rede social.

No início da tarde desta sexta, o presidente fez uma publicação nas redes sociais em que se retratou por conta da declaração.

Continua depois da publicidade

“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, escreveu.

Encontro com Trump

Um encontro entre Lula e Donald Trump está previsto para ocorrer neste final de semana. Os líderes estarão na Malásia para participar da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), que acontece entre os dias 26 e 28 de outubro.

O presidente brasileiro afirmou que se Trump estiver aberto eles também podem tratar sobre os ataques dos Estados Unidos a barcos na costa da Venezuela. Lula afirma que “se o mundo virar uma terra sem lei, vai ficar muito difícil”, e sugeriu diálogo entre os EUA e as autoridades dos outros países.

— Se a moda pega, cada um acha que pode invadir o território do outro para fazer o que quer. Onde é que vai surgir a palavra respeitabilidade à soberania dos países? Então eu pretendo discutir esses assuntos com o presidente Trump se ele colocar na mesa — argumentou o petista.

Continua depois da publicidade