nsc
dc

Norte do país

Terremoto de magnitude 7,1 atinge o Japão neste sábado

Sismo foi registrado próximo à cidade de Fukushima, onde ocorreu a tragédia de 2011

13/02/2021 - 11h10 - Atualizada em: 13/02/2021 - 11h57

Compartilhe

Por Redação NSC
Terremoto ocorreu na costa do Japão.
Terremoto ocorreu na costa do Japão.
(Foto: )

Um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter atingiu o Norte do Japão às 11h08min da manhã deste sábado (13), no horário de Brasília. O tremor durou cerca de 30 segundos.

O epicentro do sismo ocorreu no mar, próximo à cidade de Fukushima — que sofreu com uma tragédia em 2011 que matou mais de 18 mil pessoas.

Segundo a AFP, até o momento não há alertas de tsunami e até mesmo a capital do país, Tóquio, foi sacudida pelo fenômeno.

Há três dias, vale lembrar, um terremoto de magnitude 7,7 ao Sul do Oceano Pacífico gerou a possibilidade de grandes ondas na Austrália.

O sismo deste sábado, conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), ocorreu a 54 quilômetros de profundidade. Vídeos publicados por moradores das redes sociais mostram a força do fenômeno.

Não há informações sobre danos ou vítimas, apesar da intensidade do terremoto. Posteriormente, ainda de acordo com o USGS, houve uma réplica de magnitude 4,7, informou a mesma agência.

A imprensa local registrou cortes de energia elétrica em grandes áreas da região de Tohoku, no Leste.

A operadora Tepco, responsável pelo monitoramento da usina nuclear de Fukushima, cujo reator nuclear foi destruído no terremoto de 2011, afirmou em um tuíte que acompanha estreitamente a evolução da situação.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga voltou ao seu escritório para acompanhar de perto as operações de controle e o governo organizou um vínculo de coordenação com a região afetada.

O Japão está no Cinturão de Fogo do Pacífico, uma das regiões com maior atividade sísmica do planeta.

Veja vídeos publicados no Twitter

Colunistas