Um terremoto de magnitude 8,7 atingiu a costa leste da Rússia nesta terça-feira (29), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Um alerta de tsunami de tsunami foi emitido para o leste da Rússia e Japão. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
O epicentro do terremoto foi localizado a cerca de 100 km da costa da Península de Kamtchatka, no extremo leste do país, a uma profundidade de 18,2 km. A profundidade, considerada rasa, pode favorecer a formação de ondas.
Foram registrados dois abalos secundários de magnitude 6,3 e 6,9 menos de uma hora após o terremoto principal. O governador regional de Kamtchatka afirmou que não há registro de feridos. Segundo ele, este é o terremoto mais forte em décadas, e houve danos materiais.
Autoridades russas pediram para que a população se afaste imediatamente das áreas costeiras. Ondas de até 4 metros de altura foram registradas em partes da região de Kamtchatka logo após o tremor.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos emitiu alerta de tsunami para o leste da Rússia e Japão, sendo que ondas também podem atingir os estados americanos do Alasca e do Havaí.
Continua depois da publicidade
A Agência Meteorológica do Japão colocou toda a costa leste do país sob alerta, e o USGS também emitiu avisos para a costa oeste do Canadá e Estados Unidos.
Leia também
Não há indícios de que Trump tenha tarifado o Brasil por compra de diesel russo
Avião comercial com dezenas de passageiros cai na Rússia e não deixa sobreviventes, diz agência

