A realização do Teste do Reflexo Vermelho, conhecido como Teste do Olhinho, se tornou obrigatória em todos os recém-nascidos de maternidades e hospitais públicos e privados de Santa Catarina, a partir desta quinta-feira (27). O exame precisa ser feito nas primeiras 72 horas após o nascimento do bebê.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De acordo com a lei 19.108, de 29 de novembro de 2024, o exame deverá ser repetido quando o bebê completar quatro, seis e 12 meses. As consultas podem ser realizadas nas unidades de Atenção Básica de Saúde.

Aos 2 e 3 anos de idade, os exames devem ser repetidos novamente, em consultas especializadas.

“As maternidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde já realizam o Teste do Olhinho nas primeiras horas de vida do recém-nascido. É um exame simples e não invasivo. Nas Unidades Básicas de Saúde, o exame é feito quando os pais levam o bebê para a consulta de avaliação de crescimento e desenvolvimento, e o profissional anota os resultados na carteira da criança. A lei veio para regulamentar a adequação e manutenção do exame em todas as unidades”, explica Angela Blatt Ortiga, diretora de Atenção Primária à Saúde.

Continua depois da publicidade

O que é o Teste do Olhinho

O Teste do Olhinho é um exame simples e indolor. Não há necessidade de dilatação das pupilas e os equipamentos utilizados são simples e de baixo custo, como o oftalmoscópio direto. O exame deve ser realizado durante a avaliação clínica do recém-nascido, por um pediatra ou médico da saúde da família capacitado.

Caso a criança tenha nascido fora do ambiente hospitalar, os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), devem fazer a consulta. Os resultados são anotados na caderneta da criança.

Os pais ou responsáveis da criança devem ser comunicados se houver diagnóstico de retinoblastoma e a criança será encaminhada para o devido tratamento.

Triagem Neonatal em SC

Doenças congênitas e outras condições de saúde que possam comprometer o desenvolvimento saudável da criança são identificadas durante a triagem neonatal. Em Santa Catarina, os exames realizados nos primeiros dias de vida são o Teste do Pezinho, Teste da Orelhinha, Teste do Coraçãozinho, Teste da Linguinha e Teste do Olhinho.

Continua depois da publicidade

A integração dessas ações de triagem neonatal contribui para a redução das taxas de mortalidade e morbidade neonatal.

Leia mais

7 cuidados importantes com bebês na praia

Cuidados com bebês recém-nascidos nos primeiros dias