nsc
an

Esporte

Tetracampeã paralímpica, Adria Santos cria instituto para crianças em Joinville

Poderão participar as crianças de 6 a 12 anos, com ou sem deficiência visual, que estudam na rede pública

05/08/2022 - 06h01 - Atualizada em: 05/08/2022 - 12h51

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Crianças fazendo atividades com Adria na pista de atletismo da Univille
Crianças fazem as atividades na pista de atletismo da Univille
(Foto: )

A velocista Adria Santos, tetracampeã e maior medalhista brasileira nas Paralimpíadas, criou um instituto para iniciar crianças no atletismo em Joinville. As atividades começaram nesta semana, mas o projeto será lançado oficialmente na próxima quinta-feira (11). 

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O instituto é voltado para crianças de 6 a 12 anos, com ou sem deficiência visual, que estudam na rede pública de Joinville. Elas participam de atividades lúdicas e recreativas para ensinar a base do atletismo no contraturno escolar. A paratleta e outros professores estarão envolvidos nas aulas, que acontece na pista de atletismo da Univille.

A ideia do instituto já era antiga, mas Adria conseguiu tirar o projeto do papel com apoio do banco BV e do Instituto Votorantim. A previsão era de atender cerca de 80 crianças em um ou dois anos de trabalho, mas antes mesmo do lançamento oficial o número de inscritos já atingiu a meta e há crianças na fila de espera.

— É difícil até de dizer o que eu sinto de emoção, o que estou sentindo com essas crianças e com o retorno dos pais, que conhecem a minha história. Ser uma referência para essas crianças está sendo muito gratificante pra mim. É indescritível — conta a velocista.

Adria santos com professores e crianças em frente a um banner com seu próprio rosto
Projeto começou nesta semana e terá lançamento oficial no dia 11
(Foto: )

Aprendizagem e respeito entre as crianças

De todos os alunos inscritos, apenas três têm alguma deficiência visual, mas Adria continua buscando outros para fazerem parte do projeto. Ela acredita que é uma oportunidade das crianças ganharem aprendizado e também terem contato com as diferenças.

— Queremos trazer mais crianças com deficiência para que tenham interação e contato com as crianças sem deficiência, até para que entendam que, mesmo elas não enxergando, também podem brincar e se divertir. E também para as crianças respeitarem umas as outras, os momentos e as limitações porque todos nós temos alguma — explica.

Os pais interessados em inscrever os filhos nas atividades do Instituto Adria Santos podem procurar o projeto nas redes sociais para acompanhar quando houver abertura de novas turmas.

Leia também:

Letícia Oro desembarca em Joinville após conquista histórica no atletismo brasileiro

JEC e Jaraguá Futsal conhecem adversários na Taça Brasil; veja a tabela

Equipe de handebol de Joinville faz estreia em casa pela Liga Nacional

Colunistas