No ar Vale Tudo como Vasco, o ator Thiago Martins falou sobre o tratamento contra a histoplasmose pulmonar durante um evento no Rio de Janeiro, na sexta-feira (3). Ele foi diagnosticado em julho e recebeu alta em setembro.

Continua depois da publicidade

Agora, Thiago segue fazendo fisioterapia após um período medicado com antifúngicos. 

— Tive uma histoplasmose pulmonar e agora venho fazendo fisioterapia, mas, graças a Deus, o fungo já não existe mais no pulmão. Foi um momento complicado, só trabalho, casa, casa, trabalho, mas estou feliz, estou curado e agora é voltar a treinar — declarou, ao gshow.

Ele diz que está feliz por estar curado:

— Perdi 10 kg. E é um dos sintomas da histoplasmose, perda de peso e inflamação nas articulações. Então, agora estou cuidando do meu joelho, foi onde a histoplasmose atacou, e agora voltar também a treinar devagarzinho, fortalecimento, mobilidade para o joelho.

Continua depois da publicidade

Compare o elenco antigo de Vale Tudo com o atual

O que é histoplasmose pulmonar?

A histoplasmose pulmonar é uma infecção fúngica causada pelo fungo dimórfico Histoplasma capsulatum, que é encontrado no solo contaminado com fezes de aves ou morcegos. A infecção ocorre principalmente pela inalação das conídias do fungo, afetando os pulmões e podendo se espalhar para outros órgãos do sistema reticuloendotelial.

Uma das imagens compartilhadas por Thiago Martins diz que “nos exames de imagem do tórax, apareceu uma área de inflamação no pulmão esquerdo, que pode estar relacionada a uma infecção por fungo”.

Um fã quis entender melhor a condição do ator, que explicou: “Histoplasmose pulmonar. E um dos sintomas é atacar as articulações, atacou meu joelho! Mas agora tudo em paz por aqui! Tomando os remédios, físioterapia e vamo que vamo. É bom diagnosticar logo pra tratar logo”.

Continua depois da publicidade

Ele esteve com seu médico para realizar uma reavaliação após 21 dias, nesta semana. O ator de Vale Tudo contou como tem lidado com a saúde atualmente.

— Sigo me cuidando, tomando os remédios, sem beber álcool (não está me fazendo falta), cuidando do meu joelho e fui autorizado a voltar a fazer atividade física. Nada de corrida por enquanto por conta do joelho. Mas já é um avanço. Que agosto seja um mês de cura e caminhos abertos! Obrigado por cada mensagem, obrigado por cada oração, reza, vela… Obrigado por toda fé. Estou 90%, mas o objetivo é chegar nos 100% e logo! Sendo filho de quem eu sou, fica difícil derrubar.

Leia também

Resumo de Vale Tudo: Odete Roitman morre no capítulo de segunda (6)