nsc
    nsc

    Sustentabilidade

    Time de mentores do Innovathon Brasil fala sobre participação no desafio que acontece neste fim de semana

    Maratona tecnológica global para resolver problemas relacionados aos oceanos acontece em um ambiente 100% online

    25/06/2020 - 10h37 - Atualizada em: 25/06/2020 - 11h35

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Maratona tecnológica globa acontece em um ambiente 100% onlinel
    Maratona tecnológica globa acontece em um ambiente 100% onlinel
    (Foto: )

    Mentor é aquela pessoa que inspira, estimula, cria ou orienta ideias, ações, projetos e realizações de um modo geral. Em desafios conhecidos como hackathons, os mentores são especialistas que estão no evento para ajudar, dar suporte e orientar para os participantes.

    A figura do mentor é um dos grandes diferenciais deste tipo de dinâmica, porque oferece ao participante a interação com quem possui o conhecimento e a prática dos métodos para transformar ideias em projetos viáveis.

    No Innovathon Brasil 2020 - Edição Oceanos, a imersão com mentores especialistas não vai ser diferente. Cada equipe e cada participante vai receber orientações, encaminhamentos e observações que vão ajudar no desenvolvimento das melhores soluções.

    Uma das mentoras do Innovathon Brasil, Cárlei Nunes, Head de Comunidades da Abstartups, já esteve no lugar dos participantes.

    — Poder retribuir tudo o que um dia recebi de outras pessoas que marcaram minha vida é uma honra. Lembro do primeiro Startup Weekend que participei em 2013. Foi ali que entendi o papel de mentores inspiradores. Eles chegavam na mesa e, confesso, já tremia. Tremia porque eles faziam questionamentos que nos desconcertam. Mas ao final percebemos como os questionamentos nos tiraram do lugar comum, das obviedades — relembrou.

    — A mentoria é uma das bases do novo modelo de sociedade do conhecimento, de educação continuada, de colaboração e de comunidades fortes e resilientes — pontuou Eliezer Leal. Para o gerente de comunidade e novos negócios no Impact Hub, em Florianópolis, a mentoria é um processo que tem referências na evolução histórica, a partir da troca entre gerações e respeito mútuo entre os que já trilharam alguns caminhos e aqueles que ainda precisam trilhar.

    Edição do Innovathon em Portugal, em 2019
    Edição do Innovathon em Portugal, em 2019
    (Foto: )

    Professora na área de Gestão e Inovação, Maria Cristina Fleischmann Alves Zambon ressalta a importância do empoderamento oferecido aos participantes em um processo como este.

    — Empoderar esses estudantes universitários, por meio de questionamentos e indicação de soluções, disponibilizando meios para validação de protótipos via networking e experiência de mercado, me enche de estímulos para participar como mentora dessa maratona inovadora que trata do futuro do planeta.

    E este networking é o outro grande diferencial de uma atividade como o Innovathon. Para Leo Gmeiner, CEO da Filho sem Fila, algo desse tipo conecta a universidade ao mercado, criando uma relação mutuamente benéfica.

    — Dá aos universitários a oportunidade de se relacionar com a indústria e, para as empresas, a chance de aprender o que está sendo criado de mais novo na academia — reforça.

    Funciona para a vida profissional, criando uma rede de contatos, mas funciona também para a vida como um todo. Lucas Miguel Gnigler, diretor de projetos da Mauá Ventures e gestor no Innovathon Brasil, era participante na mesma equipe que Cárlei no Startup Weekend em 2013. Segundo ele, o contato com as pessoas do time se mantém até os dias de hoje.

    — Mudou minha forma de trabalhar, ensinar e aprender. Provavelmente foi o maior aprendizado que já tive em uma imersão de final de semana. Faremos deste Innovathon um momento único como aquele — garante.

    Edição do Innovathon em Portugal, em 2019
    Edição do Innovathon em Portugal, em 2019
    (Foto: )

    O Innovathon Brasil 2020 - Edição Oceanos é promovido pela Mauá Ventures e acontece em um ambiente 100% online, com o apoio da Teltec Solutions, O desafio é uma uma maratona tecnológica global para resolver problemas relacionados aos oceanos.

    — Participar de um evento como o Innovathon Brasil, que desafiará seus participantes a encontrarem soluções para os problemas dos oceanos, vai ser um aprendizado para todos, pois a cada conversa realizada com as equipes haverá uma troca de informações e dados sobre diversas situações. É assim que as grandes ideias surgem — comenta Eduardo Knabben, mentor nesta edição e que é sócio do escritório Baptista Luz Advogados de Florianópolis.

    Satisfação que é compartilhada por outra mentora, Nerilde Vanzella, gerente jurídica na NSC. Nerilde acredita que participar desta forma do desafio, conversando sobre os obstáculos, trocando experiências, conhecimento, incentivando e motivando a continuar ou recomeçar, tem uma relevância ímpar em sua carreira.

    — Agradeço também esta oportunidade de aprendizado com uma equipe de mentores tão qualificada — Concluiu.

    Time de mentores apresentado, cabe aos participantes tirarem o máximo de proveito destas experiências compartilhadas, e de tantas outras que vão surgir em meio a criação da melhor solução para os problemas que atingem os oceanos - apenas um dos tantos desafios impostos ao nosso planeta.

    — Em um mundo onde o caos e a complexidade determinam a imprevisibilidade, ter um mentor é ter um amparo emocional e segurança para discutir novas formas de capturar, produzir e entregar valor — trouxe Victor Gonçalves, Head de Inovação e Agilidade do Grupo Verity, e que faz parte da mentoria do desafio.

    Edição do Innovathon em Portugal, em 2019
    Edição do Innovathon em Portugal, em 2019
    (Foto: )

    O Innovathon Brasil 2020 - Edição Oceanos tem o patrocínio da Uniavan Joinville e da Sol, e conta com o apoio da NSC. Este ano o desafio acontece nos dias 27 e 28 de junho.

    Saiba mais no Canal do Innovathon Brasil 2020 - Edição Oceanos

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas