nsc
    dc

    Retomada gradual

    Tire suas dúvidas sobre a situação do atendimento do INSS em Santa Catarina

    Veja perguntas e respostas sobre retorno das perícias médicas, unidades reabertas e serviços que podem ser solicitados pelos beneficiários

    23/09/2020 - 13h16 - Atualizada em: 24/09/2020 - 11h05

    Compartilhe

    Jean
    Por Jean Laurindo
    Agências do INSS em SC têm retorno gradual após cinco meses de fechamento por causa do novo coronavírus
    Agências do INSS em SC têm retorno gradual após cinco meses de fechamento por causa do novo coronavírus
    (Foto: )

    Agências do INSS retomaram os serviços de perícia médica esta semana em Santa Catarina. A volta desses atendimentos presenciais em parte das unidades foi mais um passo no retorno das atividades após o fechamento provocado pela pandemia do novo coronavírus.

    > INSS retoma perícias médicas em seis agências de SC

    No entanto, não são todas as agências que já voltaram a atender de forma presencial. Da mesma forma, o retorno das perícias médicas ocorrido esta semana contemplou até agora apenas 12 agências do Estado. Confira abaixo perguntas e respostas sobre a situação atual do atendimento do INSS em SC:

    Quantas e quais agências estão abertas à população em SC?

    Das 62 unidades do INSS no Estado, 36 estão abertas com atendimento presencial. As outras agências ainda não têm previsão de reabertura por causa da limitação de número de servidores – o INSS tem parte dos colaboradores pertencente aos grupos de risco de covid-19 e outra parcela atuando remotamente em análise de benefícios, serviço que não permite deslocamento neste momento.

    Os atendimentos presenciais nas agências reabertas ocorre das 7h às 13h, somente com agendamento.

    As agências abertas são: Joinville (Centro), Jaraguá do Sul, Mafra, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Florianópolis, Imbituba, Itapema, São José, Biguaçu, Lages, Blumenau, Brusque, Itajaí, Rio do Sul, Timbó, Balneário Camboriú, Penha, Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Videira, Xanxerê, Campos Novos, Capinzal, Fraiburgo, Pinhalzinho, Porto União, Dionísio Cerqueira, Xaxim, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Maravilha, Caçador, Criciúma e Tubarão.

    Destas agências, quantas já oferecem perícia médica?

    No total, 20 agências já foram vistoriadas e estão aptas a receber perícia médica. No entanto, por causa do movimento de peritos médicos que decidiram não retornar ao serviço alegando falta de segurança contra o novo coronavírus para os profissionais e pacientes, não são todas essas agências que voltaram a contar com as perícias.

    Até esta quarta-feira (23), o serviço médico presencial havia retornado em 12 agências de SC: Joinville (Centro), Blumenau, Brusque, Itajaí, Chapecó, Videira, Campos Novos, Imbituba, Itapema, São José, Biguaçu e Lages.

    Na quinta-feira, as perícias também foram retomadas em Florianópolis e Timbó.

    Nas outras agências já vistoriadas, a volta das perícias depende do retorno dos peritos médicos, que já foram convocados a voltar aos locais de trabalho.

    > SC tem 12 agências aptas a receber perícias, diz INSS

    Existe a perspectiva de retorno de perícias em mais alguma agência?

    No momento, só existe essa perspectiva em Joaçaba, que passará por vistoria no próximo dia 30. As outras 15 agências ainda não têm perspectiva para esse atendimento.

    Quantos médicos peritos já retornaram ao atendimento presencial?

    Até esta terça-feira (22), 51 peritos médicos haviam voltado aos postos de trabalho no INSS em SC. Os números são atualizados ao final do dia. Em todo o país, a estimativa do INSS é de que 72% dos peritos já tenham retornado ao serviço.

    > Você tem Direito: Meu INSS, aplicativo traz benefícios ao segurado da Previdência Social

    As agências estão abertas para todo tipo de atendimento?

    Não. Pessoas sem hora marcada não estão sendo atendidas nesse primeiro momento de reabertura gradual. As agências estão abertas somente para atendimentos agendados e, mesmo assim, limitados a cinco serviços: justificação administrativa, avaliação social, reabilitação profissional, cumprimento de exigência e perícia médica.

    Os outros serviços oferecidos pelo INSS podem ser solicitados pelo site e aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

    * Com informações da assessoria de imprensa do INSS em SC

    > Funcionários dos Correios em SC encerram greve após decisão do TST

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas