nsc
dc

Previdência Social

SC tem 12 agências do INSS aptas a retomar perícias médicas, diz assessoria

Secretário especial de Previdência e Trabalho afirmou que agências vistoriadas voltam a fazer perícias nesta segunda (21). Porém, impasse com peritos torna retorno incerto

20/09/2020 - 11h28

Compartilhe

Por Guilherme Simon
Agência INSS
Apesar da reabertura de parte das agências do INSS na semana passada, os peritos médicos não retomaram o serviço presencial
(Foto: )

Doze agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão aptas a retomar as perícias médicas presenciais em Santa Catarina, informou a assessoria do órgão. Elas foram liberadas após passarem por vistoria.

> INSS reabre 34 agências para atendimento presencial em SC; veja em quais cidades

O atendimento presencial nas agências do INSS foi retomado na última segunda-feira (14), após mais de cinco meses suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus. O atendimento ocorre das 7h às 13h, somente com agendamento.

Até sexta-feira (18), 34 agências haviam reaberto no Estado. No entanto, na primeira semana, os atendimentos eram apenas para os serviços de reabilitação profissional, avaliação social, cumprimento de exigência e justificação administrativa. O serviço de perícia médica ainda não estava sendo realizado em nenhuma delas.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, afirmou na sexta que as perícias do INSS serão retomadas nesta segunda-feira (21) em todas as agências vistoriadas e liberadas.

O governo federal publicou um edital de convocação de peritos para que eles retornem imediatamente ao atendimento presencial.

> Mais de 54 mil catarinenses que recebem benefício do INSS precisarão atualizar cadastro; saiba como

No entanto, não há garantida de que as perícias presenciais de fato serão retomadas nesta segunda. Isso porque a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social) rebateu o governo, dizendo que os médicos só vão voltar ao trabalho após eles mesmo inspecionarem as agências e aprovarem a vistoria.

Em Santa Catarina, as 12 agências que estão aptas para o retorno das perícias, conforme o INSS, são: Lages, São José, Biguaçu, Imbituba, Itapema, Itajaí, Chapecó, Joinville (Centro), Jaraguá do Sul, Campos Novos, Videira e Blumenau.

A assessoria do órgão também informou que a agência de Balneário Camboriú também já foi vistoriada e se encontrava adequada para o retorno, faltando apenas a inserção dela entre as liberadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Ainda segundo a assessoria do INSS, a agência do Centro de Florianópolis foi adequada para oferecer perícias médica com quatro consultórios. A unidade passará por vistoria nesta segunda-feira.

Entenda o impasse

Apesar da reabertura de parte das agências do INSS na semana passada, os peritos médicos não retomaram o serviço presencial. Segundo a ANMP, o governo federal não ofereceu condições adequadas para que a categoria voltasse às agências durante a pandemia de Covid-19.

> Fumaça do Pantanal provoca chuva preta em SC; veja vídeo

A associação dos médicos peritos reclama da qualidade dos equipamentos de proteção individual fornecidos pelo INSS, e alega que eles não têm procedência, data de fabricação, data validade ou certificado para comercialização no Brasil.

Já o governo afirma que cumpriu todos os protocolos para o retorno dos médicos, depois de três meses de trabalho, inlcluindo consultas a organismos previdenciários de outros países.

Colunistas