nsc
dc

Revisão

Mais de 54 mil catarinenses que recebem benefício do INSS precisarão atualizar cadastro; saiba como

Documentação deve ser enviada através de aplicativo, site ou em uma agência do INSS

04/09/2020 - 05h01

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Foram revisados todos os tipos de benefício disponíveis pelo INSS
Foram revisados todos os tipos de benefício disponíveis pelo INSS
(Foto: )

Mais de 54 mil catarinenses terão que atualizar o cadastro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para garantir a continuidade do benefício. Os segurados serão notificados por meio de cartas de cumprimento de exigência, enviadas pelos Correios ou em versão digital através do aplicativo da empresa, e terão 60 dias para encaminhar a documentação.

> Você tem Direito: Como funciona o Auxílio-doença

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

A exigência ocorre depois que se verificou, em revisão administrativa, a necessidade de reavaliação dos documentos que embasaram a concessão de benefícios a 1,7 milhão de brasileiros. 

O segurado notificado que não apresentar a documentação no prazo de 60 dias poderá ter o benefício suspenso. Após 30 dias da suspensão, se o beneficiário ainda não tiver enviado os documentos ou agendado atendimento para o envio em uma agência, terá o benefício bloqueado.

Florianópolis começa cadastrar vítimas do ciclone bomba para saque do FGTS

Como enviar os documentos

Os documentos devem ser enviados, preferencialmente, através do site ou do aplicativo Meu INSS. No entanto, aos beneficiários sem acesso à internet ou com dificuldades para a realização do procedimento, o envio dependerá de agendamento em uma agência do INSS mais próxima da residência. 

> Você tem Direito: Meu INSS, aplicativo traz benefícios ao segurado da Previdência Social

Para realizar o agendamento, obrigatório para o procedimento, basta ligar para o telefone 135 do INSS, e escolher a opção ‘Entrega de Documentos por Convocação’. 

Para quem tiver a possibilidade de realizar o processo online, o procedimento é o seguinte:

- O beneficiário precisa ter login e senha do Meu INSS (site ou aplicativo). 

- Solicitar o serviço ‘Atualização de Dados de Benefício’.

- Anexar cópia digitalizada dos seguintes documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver: 

- CPF;

- RG;

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Titulo de Eleitor;

- Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, objetivando demonstrar a regularidade da manutenção do benefício.

Como acessar notificação no aplicativo

A notificação dos beneficiários também estará disponível no aplicativo Correios. Para acessar, é necessário baixar o aplicativo e fazer um breve cadastro, que inclui CPF, além de algumas informações pessoais, e criar uma senha. 

> ​Florianópolis e Blumenau estão entre as melhores cidades para se viver na América do Sul

A tela principal traz vários serviços como “Rastreamento de Objetos” e ‘Busca Agência’. Em ‘Minhas Mensagens’, o usuário acessa a sua própria caixa de correspondência digital, na qual poderá verificar se foi notificado pelo INSS para entrega de documentação.

Esta funcionalidade já está disponível no aplicativo Correios em dispositivos Android e, em breve, também em sistema IOS.

Colunistas