Durante a última quinta-feira (17) tivemos chuva preta em algumas cidades do Oeste de Santa Catarina. E isso ocorreu por causa da fumaça dos incêndios do Pantanal, que esteve na altura de SC. A chuva faz um trabalho de “limpeza” da atmosfera. Ou seja, trazendo tudo que tem nela, como as partículas da fumaça, para a superfície.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
> Veja a Charge de Zé Dassilva: “Onde tem fumaça…”

O vídeo abaixo mostra a água da chuva bem escura na cidade de São Domingos. Segundo reportagem mostrada no Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, análise da Defesa Civil confirmou que foi por conta da fumaça.

NOS PRÓXIMOS DIAS NÃO DEVEREMOS TER FUMAÇA EM SC

Já expliquei como a fumaça dos incêndios chega até o nosso Estado. O que provocou chuva dessa quina – em parte do Estado – foi o deslocamento de uma frente fria. Esse sistema muda a direção do chamado ”Jato de baixos níveis”. Nesta sexta, e principalmente no fim de semana, esse vento – que fica a 1,5 km de altura – ficará do Pantanal em direção ao Sudeste do Brasil.

> “Conversinha mole de ficar em casa é para os fracos”, diz Bolsonaro. OUÇA

Continua depois da publicidade

O modelo abaixo mostra – em vermelho – o sentido do deslocamento previsto desta fumaça ao longo do sábado:

Deslocamento previsto da fumaça neste sábado
Deslocamento previsto da fumaça neste sábado (Foto: Copernicus Atmospheric)

Esse comportamento de deslocamento da fumaça deverá seguir no domingo e início da semana que vem. No entanto, importante destacar que caso os incêndios no Pantanal continuem neste mês de setembro, nada impede que o vento possa novamente trazer fumaça para SC. Vamos acompanhar!

Leia mais:

Chegada de sementes misteriosas da China provoca alerta em SC

Cena curiosa na noite de Floripa repercute na internet; saiba o que ocorreu

Vídeo mostra momento em que tornado toca o chão em SC; assista

Destaques do NSC Total