Nesta sexta-feira (9), dia do Big Day, onde são anunciados alguns dos participantes do BBB 26, o NSC Total relembra a participação de 17 representantes de Santa Catarina em todas as 25 edições do programa. Na última edição, em 2025, nenhum catarinense compôs o elenco de participantes, o que aumenta ainda mais a expectativa para a divulgação dos nomes que farão parte do reality este ano.
Continua depois da publicidade
Entre polêmicos e participantes considerados icônicos pelo público, estão Ana Carolina Madeira, do BBB 9, Gabriel Fop, do BBB 23, e Maycon, do BBB 24. Nesta sexta, serão anunciados 20 candidatos ao Grupo Pipoca que vão entrar em grupos de quatro pessoas em uma das cinco casas de vidro espalhadas pelo país.
Ao longo das edições do reality, alguns dos participantes catarinenses chegaram perto do prêmio milionário do programa. No BBB 19, Alan Possamai, natural de Criciúma, chegou à final e terminou como vice-campeão, levando para casa R$ 150 mil e um carro. Ele perdeu a final para a polêmica Paula von Sperling.
Alan foi um participante que integrava o grupo chamado de Gaiola, que incluía também Gabriela, Rodrigo, Danrley, Elana e Rízia. Atualmente, Alan vive como influenciador e criador de conteúdo, se dividindo entre São Paulo e Santa Catarina frequentemente.
Catarinenses que já passaram pelo BBB
Continua depois da publicidade
Quem foram os participantes
Marcelo Augusto Kretzer – BBB 3
O primeiro participante catarinense entrou no BBB na terceira edição, em 2003. Aos 22 anos, Marcelo era DJ em Blumenau e saiu da casa mais vigiada do Brasil no terceiro paredão. Hoje, ele trabalha como chef de cozinha fora do país.
Antônio Marcos Maçaneiro – BBB 5
Antônio é natural de Palhoça e trabalhava como padeiro quando entrou no BBB 5 por meio de um sorteio, ao lado de Marielza. A edição teve nomes como Jean Wyllys e Grazi Massafera e, ao não conseguir a imunidade na primeira semana, Antônio foi eliminado na segunda semana na casa. Marielza foi retirada da casa após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Bruna Maria Tavares – BBB 7
Bruna é natural de Taió e foi uma das participantes catarinenses que chegou mais longe no programa. Na edição de 2007, ela ficou em terceiro lugar, em uma edição protagonizada por Diego Alemão, Fani e Iris Stefanelli.
Atualmente, Bruna está longe da televisão, já que se tornou missionária e mora em Minas Gerais.
Liane Fernanda de Souza Mendes – BBB 7
Liane, à época estudante de Direito, é natural de Florianópolis, e participou da sétima edição do programa. A jovem acabou saindo na segunda semana, por indicação da casa.
Continua depois da publicidade
Ana Carolina Madeira – BBB 9
Ana Carolina Madeira, de Florianópolis, protagonizou momentos marcantes na nona edição do BBB. Ela entrou em dupla com a Vovó Naná, e encantava o público com a relação entre as duas. Ana Carolina voltou de seis paredões, e foi até a décima semana, sendo eliminada após perder o paredão para Max, campeão da edição.
Emanuel Tiago Milchevski – BBB 9
Emanuel saiu de São Bento do Sul para participar, também, do BBB 9. Ele acabou sendo eliminado na quinta semana. Na época, Emanuel cursava administração, mas quando saiu do reality, mudou de área e começou a investir na gastronomia.
Monique Amin – BBB 12
Três anos depois da última participação de um representante de Santa Catarina no programa, Monique Amin entrou no reality, com situações que geraram grande repercussão. Em uma das festa, a gaúcha, que morava em Florianópolis antes de entrar no programa, trocou carícias com o participante Daniel. As cenas insinuavam que os dois tiveram relações sexuais, mas a sister, que estava visivelmente alcoolizada, não recordava do acontecido no dia seguinte. Pelo suposto estupro, Daniel foi expulso do programa por “comportamento inadequado”.
Natália Casassola – BBB 8 e BBB 13
Natália também é gaúcha e representou Santa Catarina, inicialmente, na oitava edição do programa. Na ocasião, ela foi até a semifinal da competição. Cinco anos depois, ela voltou para a edição de número 13, quando seis ex-participantes voltaram ao programa, onde também foi até a semifinal.
Continua depois da publicidade
Ana Paula Costa – BBB 18
Ana Paula Costa morava em São José quando entrou para a edição de 2018 do programa. No programa ficou conhecida como “bruxinha”, mas foi eliminada no terceiro paredão. Hoje, ela tem um canal no Youtube e trabalha como atriz.
Jéssica Mueller – BBB18
Todo mundo que acompanha o BBB já ouviu a icônica frase “Levanta a cabeça, princesa. Senão a coroa cai”. O bordão foi dito pela personal trainer Jéssica Mueller, de Blumenau, que participou do BBB 18. Ela foi eliminada no 12° paredão.
Alan Possamai – BBB19
Alan disputou a final do BBB 19 com Paula, eleita vencedora do programa naquela edição. Ele foi o participante catarinense que mais chegou longe no programa.
Diego Wantowsky – BBB 19
Diego Wantowsky também participou do BBB 19 e nasceu em Rio Negrinho. Desde os 18 anos, não morava mais no Estado, mas representou Santa Catarina na edição. Ele acabou sendo eliminado do programa na quarta semana.
Continua depois da publicidade
Lucas Gallina – BBB 20
Lucas participou da edição especial de 20 anos do BBB. Natural de Florianópolis, o brother acabou tendo uma participação polêmica no programa, com embates, inclusive, com a vencedora da edição, Thelma. Em determinada ocasião, ela chegou a chamá-lo de “escroto”. Lucas foi o quarto participante a ser eliminado na edição.
Luciano Estevan – BBB 22
Outro manezinho eliminado logo no início do programa foi Luciano, que acabou saindo do BBB 22 no primeiro paredão. Ele ficou conhecido por dizer por diversas vezes durante a curta participação no programa que queria ser famoso.
Gabriel Fop – BBB 23
Gabriel entrou no BBB 23 pela Casa de Vidro. Paulista e morador de Florianópolis, ele ficou conhecido pelo relacionamento com a atriz Bruna Griphao, cheio de polêmicas. Na internet, os internautas o acusaram por diversas vezes de falas e ações tóxicas e até agressivas.
Por conta disso, Gabriel foi eliminado no terceiro paredão.
Larissa Santos – BBB 23
Larissa também ficou entre os primeiros colocados do programa, chegando longe no BBB 23. Ela ficou na quarta colocação após ter sido eliminada na metade do programa e ter voltado na repescagem. Larissa, que morava em Sombrio, no Sul catarinense, era amiga de Bruna Griphão e integrava o grupo conhecido como Deserto.
Continua depois da publicidade
Maycon Cosmer – BBB 24
O último catarinense a integrar um dos elencos do programa foi Maycon, no BBB 24, que ganhou popularidade logo antes do início do programa. Isso porque ele era cozinheiro escolar e, na internet, foi chamado de “Tia da Merenda”.
Entretanto, Maycon, que morava em Balneário Camboriú, acabou sendo alvo de acusações que iam desde de capacitismo até machismo, tudo isso em apenas dois dias e meio de programa. Assim, ele acabou sendo o primeiro eliminado da edição.


















