Um novo boletim médico divulgado na noite desta quarta-feira (28) informa que o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, tem previsão de alta nesta quinta-feira (29). Conforme o boletim, Topázio “está evoluindo muito bem, sem intercorrências”.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Topázio, de 63 anos, foi internado com um quadro de colecistite aguda, na terça-feira (27), após sentir fortes dores abdominais. Para confirmar o diagnóstico, foram feitos exames de imagem e laboratoriais, que indicaram a inflamação da vesícula biliar.

O prefeito passou por uma cirurgia de retirada da vesícula na manhã desta quarta (28). De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a operação ocorreu sem intercorrências.

No início da tarde desta quarta, o prefeito fez uma publicação em rede social agradecendo as mensagens e falando sobre seu estado de saúde.

Continua depois da publicidade

Entenda o que é colecistite aguda

Colecistite é uma inflamação da vesícula biliar, órgão do sistema digestório responsável pelo armazenamento da bile. A colecistite ocorre, principalmente, quando são formadas as chamadas pedras na vesícula, que são cálculos de diferentes tamanhos dentro do órgão ou no trato biliar, segundo o Ministério da Saúde.

As pedras na vesícula acabam interrompendo o fluxo da bile para o intestino delgado pelo duto cístico. Por isso, quem é diagnosticado com colecistite aguda sente dores e tem inflamação e inchaço.

Trajetória de Topázio Neto

O atual prefeito de Florianópolis foi reeleito no primeiro turno das eleições municipais de 2024. Topázio Neto é administrador e fundador de uma empresa no ramo de tecnologia e começou na política em 2020, como vice-prefeito.

Continua depois da publicidade

Dois anos mais tarde, Gean Loureiro, o então prefeito, renunciou ao cargo, e Topázio assumiu a prefeitura.

Leia também

Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto passa por cirurgia de retirada da vesícula

Influenciadora de 48 anos confunde sintomas de TDAH e descobre doença precoce

Em meio à alerta para frio polar, São José intensifica proteção aos animais e à população