Cada vez mais focada no mercado de carros elétricos, a Toyota anunciou que está prestes a lançar uma bateria que terá autonomia superior a 1 mil quilômetros, além de uma vida útil de 40 anos – superior, inclusive, aos veículos. O comunicado foi feito durante a Mobility Show, no Japão, na última segunda-feira (10).
Continua depois da publicidade
As chamadas “baterias de estado sólido” são um projeto antigo da montadora. A previsão é de que os componentes comecem a chegar no mercado a partir de 2027, em novos modelos de carros elétricos da Toyota. A ideia, entretanto, é que em médio prazo, essas baterias sejam compatíveis com veículos de marcas concorrentes.
A autonomia de 1 mil quilômetros é a principal vantagem do novo modelo de bateria da Toyota. Enquanto a média de duração nos veículos atuais é de, aproximadamente, 250 km, o projeto da montadora japonesa dura quatro vezes mais, possibilitando uma viagem e ida e volta de São Paulo até o Rio de Janeiro, por exemplo.
Longa duração
Além da autonomia, outro fator que chama a atenção na bateria de estado sólido da Toyota é o tempo de vida útil. O projeto é que o componente dure aproximadamente 40 anos – chegando a esse prazo com uma saúde de até 90%, algo muito acima da média atual.
Caso essas previsões se concretizem, a nova bateria para carros elétricos da Toyota deve causar uma revolução na produção e no mercado de veículos eletrificados.
Continua depois da publicidade
Apesar de ter um custo de produção elevado, as novas baterias podem gerar economia no longo prazo tanto para as montadoras quanto para usuários. As fabricantes vão gastar menos com revisões e outros ajustes nas baterias tradicionais, enquanto os motoristas vão precisar recarregar com menos frequência, além de não se preocuparem com a troca do componente.
Toyota investindo no mercado de carros elétricos
Uma das montadoras mais tradicionais do mercado automotivo, a japonesa Toyota tem investido alto tanto no lançamento de carros elétricos e híbridos quanto na produção e modernização de componentes como as baterias.
Recentemente, a montadora anunciou a Nova Hilux, picape que terá uma versão híbrida e que deve chegar ao mercado brasileiro em 2026.




